Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

A Ordem dos Menores

Ordem dos Frades Menores Conventuais
 Os Franciscanos Conventuais são o tronco original da Ordem, fundada por São Francisco de Assis em 1209, de que brotaram as diferentes reformas. Já a 5 de abril de 1250, o papa Inocêncio IV quis tutelar o eficaz trabalho pastoral dos Menores, declarando "conventuais" suas igrejas, quer dizer, concedendo-lhes a mesma prerrogativa que as colegiadas (paróquias diocesanas). Os frades, no entanto, só receberam tal denominação a partir da segunda metade do século XIV, para distingui-los dos que se retiravam em eremitérios, em busca de uma melhor "observância" da regra e da pobreza. 



Os religiosos que seguiam vivendo nos eremitérios, como nos tempos heróicos de São Francisco, eram muito poucos. A grande maioria, quer dizer os frades "da comunidade" estavam nas cidades, dedicados à pregação, aos sacramentos, aos ensinamentos e a vida em fraternidade. Empreitaram a construção e ampliação de grandes conventos, como os de Assis, Pádua, Veneza, Florença, Bolonha, Ferrara, Piacenza, Parma, Arezzo, Sena, Pisa, Palermo, Viterbo, Nápoles, Vicenza, Friburgo, Cracóvia, Colônia, Würzburg, Viena, Praga, Barcelona, Valencia, Sevilha, Paris, Oxford, etc. A Ordem fundada por São Francisco estava formada, em grande parte, por irmãos leigos, mas, um século depois de sua morte era uma Ordem douta e clerical, com dezenas de milhares de religiosos que serviam à Igreja em múltiplas atividades: pastorais, missionárias, diplomáticas, ecumênicas, universitárias, chegando muitos deles a ocupar cátedras episcopais, cardinalícias e inclusive papais. 

Frei Marco Tasca, OFMConv



(Ministro Geral da Ordem)
   O reverendíssimo Frei Marco Tasca OFM Conv., nasceu em Santo Angelo de Piove em 09 de junho de 1957. Emitiu profissão temporária em 17 de setembro de 1977; professou os votos perpétuos em 28 de novembro de 1981. Foi ordenado presbítero em 19 de março de 1983. É o 119º sucessor de nosso seráfico pai São Francisco de Assis.


Frei Justin Biase, OFMConv.


Provincial da Provincia Imaculada Conceição/EUA



   O reverendo Frei Justin Biase OFM Conv., nasceu em Staten Island, New York, USA, em 9 de setembro de 1943.   Emitiu profissão temporária em 21 de agosto de 1962; professou os votos perpétuos em 28 de agosto de 1965. Foi ordenado presbítero em 30 de maio de 1970.

Os Mais Vistos