Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Sacerdotes, comuns, simples e gentis

Às 12 horas desta manhã, no altar da Cátedra, na Basílica Vaticana, o Santo Padre Francisco preside uma missa concelebrada com as Missionárias da Misericórdia.

Publicamos abaixo a homilia que o Papa pronuncia depois da proclamação do Santo Evangelho:

Ouvimos no livro de Atos: "Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus" (Atos 4,33). Tudo parte da Ressurreição de Jesus: dela vem o testemunho dos Apóstolos e, através disso, a fé e a nova vida dos membros da comunidade são geradas, com seu franco estilo evangélico. As leituras da Missa de hoje destacam bem estes dois aspectos inseparáveis: o renascimento pessoal e a vida comunitária. Então, voltando-se para vocês, queridos irmãos, penso em seu ministério que vocês realizam a partir do Jubileu da Misericórdia.
Um ministério que se move em ambas as direções: a serviço do povo, porque "renascem de cima" e a serviço das comunidades, para que possam viver com alegria e coerência o mandamento do amor. Hoje a Palavra de Deus oferece duas indicações que eu gostaria de entender para você, pensando precisamente em sua missão. O Evangelho recorda que os que são chamados a testemunhar a ressurreição de Cristo devem, na primeira pessoa, "nascer de cima" (cf. Jo 3, 7). Caso contrário, você acaba se tornando como Nicodemos que, apesar de ser professor em Israel, não entendeu as palavras de Jesus quando disse que para "ver o reino de Deus" devemos "nascer de cima", nascer "da água e do Espírito" (cf. 3-5). Nicodemos não entendeu a lógica de Deus, que é a lógica da graça, da misericórdia, de modo que aqueles que se tornam pequenos são grandes, quem se torna o último é o primeiro, quem reconhece que o doente está curado. Isso significa realmente deixar a primazia ao Pai, a Jesus e ao Espírito Santo em nossa vida.

Atenção: não se trata de se tornar padres "invadidos", como se fossem depositários de algum carisma extraordinário. Não, Padres normais, simples, leves, equilibrados, mas capaz de nos deixar ser constantemente regenerado pelo Espírito, obediente ao seu poder, interiormente livre - em primeiro lugar por si - porque movidos pelo "vento" do Espírito que sopra onde quer (cf. Jo 3, 8). 
A segunda indicação para o serviço à comunidade: ser sacerdotes capazes de "raises" no "deserto" do mundo o sinal da salvação, que a cruz de Cristo como fonte de conversão e de renovação para toda a comunidade e o próprio mundo ( veja Jo 3, 14-15).
Em particular, gostaria de salientar que o Senhor que morreu e ressuscitou é a força que cria a comunhão na Igreja e, através da Igreja, em toda a humanidade. Jesus disse antes da Paixão: "Quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim" (Jo 12, 32). Essa força de comunhão manifestou-se desde o início na comunidade de Jerusalém, onde - como atesta o Livro de Atos - "a multidão dos que se haviam convertido tinha um só coração e uma só alma" (4,32). Foi uma comunhão que fez partilha concreta de bens, de modo que "tudo era comum entre eles" (v. Ibid.) E "nenhum deles era necessitado" (verso 34). Mas esse estilo de vida da comunidade também era "contagiante" para o exterior: a presença viva do Senhor ressuscitado produz uma força de atração... De fato, tanto a Igreja e o mundo hoje têm particular necessidade da Misericórdia porque a unidade querida por Deus em Cristo possa prevalecer à ação negativa do mal que tira proveito de muitos meios atuais... Estamos convencidos de que "a unidade é superior ao conflito" (Evangelii gaudium, 228), mas também sabemos que sem misericórdia esse princípio não tem força para ser implementado no concreto da vida e da história...

Queridos irmãos, deixem esta reunião com a alegria de serem confirmados no ministério da Misericórdia. Em primeiro lugar confirmado pela confiança de ser você o primeiro chamado a renascer sempre "de cima", do amor de Deus e ao mesmo tempo confirmado na missão de oferecer a todos o sinal de Jesus "levantado" do chão, porque a comunidade é um sinal e instrumento de unidade no meio do mundo.

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos