Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Segunda fase do XV Capítulo Ordinário Custodial

No início da noite desta segunda feira (05/06) com a chegada dos frades para a segunda etapa do Capítulo Ordinário da Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Frades Franciscanos Conventuais, o Custódio Frei Ronaldo acolheu a todos e apresentou o cronograma de trabalhos e atividades para esta semana, que foi marcada pela apresentação do instrumentum laboris, preparada pelo governo custodial eleito na primeira etapa e a Comissão de Presidência Capitular, e aprovação, debate, atualização e ajustes das moções nele contida, afim de montar o Projeto Custodial Quinquenal (PCQ). E também a apresentação e eleição dos frades para alguns cargos, comissões, funções e transferências para os próximos cinco anos.


Contando com a querida e fraterna presença de Dom Frei Elias Manning, bispo emérito de Valença, presidiu a Celebração de abertura deste Capítulo com a Missa votiva ao Espírito Santo. Durante a homilia Dom Elias destacou a importância de invocar a presença do Espírito Santo de Deus, pois Ele é O Ministro da Ordem Franciscana, e nos lembra que Pentecostes é o sinal da unidade e da comunidade, realidade tão cara e distintiva do nosso ser franciscano, que desde as origens fomos identificados como os "Frades da Comunidade" da vida em fraternidade como nos ensinou o Seráfico pai. Dom Elias fez ainda um paralelo com a Torre de Babel, do texto do Gênesis na Vigilia de Pentecostes, que é marcada pela prepotência e orgulho do ser humano que deseja ser famoso por alcançar por suas próprias forças os céus e que gera a divisão e confusão. Pentecostes é o sinal da união e da fraternidade movida pelo Espírito do Amor de Deus para a humanidade, e invocou as luzes do Santo Espírito sobre todos os capitulares.

Frei James McCurry nosso Provincial veio dos Estado Unidos nos acompanhar neste Capítulo com alegria, carinho e experiência; nos presenteou com videos do depoimento de três frades americanos que viveram em nossa Custódia com mensagem de carinho, apoio e agradecimento.

Frei Carlos Trovareli presidente da FALC estava representando o Ministro Geral Frei Marco Tasca, nos auxiliou em muitos momentos durante este capítulo.

No penúltimo dia, os frades capitulares foram convidados para participar da Celebração Eucarística
presidida pelo arcebispo de Niteroi Dom José Francisco, na Matriz da Igreja de Araruama, a comunidade paroquial de São Sebastião prepararam um delicioso jantar para recepcionar os frades, membros da OFS local entre outros.

Das eleições apresentadas destacamos dos novos guardiães para os Conventos no próximo quinquênio: o guardião do Convento São Francisco - Rio Comprido, guardião do Convento São Sebastião - Araruama, guardião do Convento São Boaventura - Petrópolis, guardião do Convento Santo Antônio dos pobres - Paraíba do Sul, guardião do Convento São José de Copertino - Juiz de Fora e também foram apresentados o animador fraterno da Casa Filial São Luiz Rei de França - Costa Barros e o animador fraterno do Eremitério Franciscano Perfeita Alegria - Andrelândia


Desejamos a todos os frades e comunidades as bênçãos de Deus e a intercessão da Virgem Imaculada e do Seráfico São Francisco.

Confira outras fotos em: https://www.facebook.com/pg/S.FranciscoemConversa/photos/?tab=album&album_id=1577076422334451

Atualizado em 12/06/2017 às 10h45

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos