Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Um Eremitério Franciscano Conventual em Andrelândia-MG

Um Eremitério Franciscano em Andrelândia

Domus Perfectae Laetitiae
Casa da Perfeita Alegria

A experiência de São Francisco de Assis nos eremitérios de sua época teve uma particular importância tanto na sua vida como no de sua Ordem. Ele, pessoalmente, viveu a maior parte de sua vida no ermo levando vida contemplativa e, ao mesmo tempo, no meio do povo pregando o Evangelho.
Para os eremitérios escreveu uma Regra - pouco conhecida – onde mais do que normas disciplinares sobressai um espírito de santa simplicidade e de amor fraterno – “Dois deles sejam as mães e tenham dois ou ao menos um por filho. Aqueles levem a vida de Marta e estes a de Maria” - aliado a uma busca de solidão e silêncio contemplativo não fechado ao mundo; ao contrário, ‘aberto’ dando frutos na ação evangelizadora.
Nosso eremitério tem como meta o primado de Deus, recolocando-o no centro de nossa vida cristã, religiosa e ministerial, através de uma redescoberta de uma dimensão mais interiorizada que procura manifestar-se na vida litúrgica, fraterna, no testemunho de uma vida simples e dependente do povo, num lugar de acolhimento e de hospitalidade para quem procura respostas para as suas ‘inquietudes’.
No último dia 14 de setembro, Festa da Santa Cruz, ao final da missa conventual, tivemos a grata honra de depositar num dos ossuários de nosso cemitério Nossa Senhora do Carmo os restos mortais de Fr. André Wild, ofm conv. No mesmo cemitério, 22/06/1999 foi sepultado Fr Martinho de Porres, ofm conv.
Frei André Wild foi o ‘primeiro frade franciscano conventual a fixar residência no Brasil nos tempos modernos... Húngaro de nascimento, mas cidadão romeno, ele chegou ao Brasil em 12/12/1939 para visitar seu irmão o Dr. Luiz Wild... Foi este frade que escrevendo em 1945 à Província Imaculada Conceição nos USA, despertou-lhes o interesse missionário pelo Brasil” (‘Fazei tudo o que ele vos disser’ (Jo 2,3): celebração da custódia provincial Imaculada Conceição nos seus 70 anos de presença franciscana conventual no Brasil, p 92)
Nesse ano, em que celebramos os 70 anos de presença franciscana conventual na América Latina e no Caribe, redemos graças a Deus pelo testemunho desses dois frades, essas duas sementes vindas de outras terras e agora plantadas em terras andrelandenses. Ao mesmo tempo, imploramos de Deus as bençãos para a experiência do eremitério franciscano, primeiro na América Latina e no Brasil, a fim de que possa crescer e dar os frutos esperados.”

Por Fr Robson Malafaia Barcellos, ofm conv.
Fonte: Jornal Correio do Papagaio, Ano XXIII no. 943, 27 de Outubro de 2016 

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos