Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sábado, 20 de agosto de 2016

REGRA PARA OS EREMITÉRIOS

Regra para os Eremitérios - escrita possivelmente entre os anos de 1217 e 1220. Antes da Regra não Bulada (1221) e a Regra Bulada  (1223). 
É um magnífico documento sobre a vida fraterna e a vida de oração.

Segue o texto:

"1 Aqueles que quiserem viver como religiosos em eremitérios não sejam mais de três ou, no máximo, quatro irmãos. Dois deles sejam as mães e tenham dois ou ao menos um por filho. Aqueles levem a vida de Marta e estes a de Maria Madalena.
2 Os dois que forem as mães levem a vida de Marta e os dois filhos a vida de Maria, e disponham dum lugar cercado para morar, onde cada um tenha a sua cela para orar e dormir.
3 E rezem as Completas do dia logo após o pôr-do-sol e tratem de guardar silêncio rigoroso; recitem suas horas canônicas e levantem-se à hora de Matinas, procurando "primeiro o reino de Deus e sua justiça" (Lc 12,31).
4 Rezem a Prima na hora conveniente e após a Terça podem romper o silêncio e falar com suas mães, aproximar-se delas e, se quiserem, pedir-lhes, como gente bem pobre, uma esmola pelo amor de Deus, e em seguida rezem a Sexta e a Noa e, na hora conveniente, as Vésperas.
5 Não permitam a ninguém entrar no lugar cercado onde vivem nem deixem ninguém comer ali.
6 Os irmãos que são as mães fiquem afastados de toda pessoa estranha e em obediência ao seu ministro conservem também os seus filhos afastados de todos para que ninguém fale com eles. Os filhos por sua vez não podem falar com ninguém senão com suas mães e seu ministro e custódio quando a este lhe aprouver visitá-los, com a  bênção de Deus.
7 Os filhos assumam de vez em quando o encargo das mães conforme os turnos que todos acharam conveniente estabelecer.
Empenhem-se com cuidado e solicitude em observar as disposições acima."

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos