Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

OFMConv e a missão no nordeste Brasileiro

Iniciou-se no dia de ontem, dia 16 de agosto de 2016 o encontro com o Ministro Geral, Frei Marco Tasca, e os frades presentes na Bahia, Província de São Francisco de Assis do Brasil em Itaberaba e Salvador e da Província São Maximiliano Maria Kolbe em Candeias e Feira de Santana.
Após acolhida do Assistente Geral para América Latina, Frei Carlos Trovarelle, estabeleceu-se a dinâmica e a proposta desse encontro. 
Encontro fraterno para conhecermos e comunicar as realidades presentes nas missões, onde vivem e atuam os frades Franciscanos Conventuais. 
O dia de hoje foi marcado nesta manhã por uma apresentação pessoal: nome, o serviço exercido na fraternidade, o trabalho e missão e a relação pessoal da cada frade com a Bahia e também com a Comunidade de João Pessoa na Paraíba. O tempo em que cada um está e também se conhece a presença e Conventos de outras Províncias. Uma avaliação pessoal da Cultura local, da Igreja local, sua relação com a Província e com a União dos Conventuais no Brasil (UCOB).
No fim da manhã, iniciamos por Ordem de chegada e fundação das Casas. Apresentação da realidade emissão. Itaberaba, cuja abertura foi em 1983. Qual a motivação da fundação? Qual é o significado, desdobramento desta presença? Seu projeto comunitário? Como se dá sua manutenção econômica? Qual a significatividade carismática e eclesial: Estilo de vida e missão.
Adentrando na primeira parte desta tarde em Candeias fundada em 1990,um Santuário Mariano, que está sob a responsabilidades dos Frades da Província de São Maximiliano Kolbe de Brasília.
Agora estamos conhecendo a realidade de Feira de Santana ,onde os Frades trabalham numa Paróquia Urbana de Nossa Senhora de Fátima.










Fonte: CFFB

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos