Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sábado, 20 de setembro de 2014

Frei Francesco Zirano, OFMConv (1564-1603); o novo Beato da Igreja.

O Papa Francisco autorizou na sexta-feira 08 de fevereiro de 2014, a publicação do decreto de beatificação do Servo de Deus Frei Francisco Zirano, de mártir Sassari Franciscano Conventual.

Frei Francesco Zirano, OFMConv (1564-1603)

Em 1602 , fr . Francisco Zirano foi resgatar escravos para a Argélia , onde ele foi morto por ódio à fé 25 de janeiro de 1603 . Essa convicção , imediatamente expressa pelos escravos cristãos que recolheram seus ossos e pele como relíquias , rapidamente levou a Igreja a propor deixando- adoração e vida pública como um modelo para os cristãos e intercessor no céu.

Ele é a conclusão de um trabalho delicado longo e complexo, trifásico , dos últimos 34 anos. Primeira fase de estudo de 8 anos ( 1978-1985 ), para acompanhar e colocar sobre a mesa pelos Frades Menores Conventuais Sardenha, todos os documentos possíveis sobre a vida , o martírio e fama, e arquivo bibliotecas, especialmente Sardenha, Vaticano , Itália e Espanha.
A segunda fase, o diocesano , o verdadeiro início do caso pelo arcebispo de Sassari, Isgrò Salvador teve os seguintes eventos significativos : o parecer favorável dos bispos da Sardenha , clero e fiéis édito (25/11/1984), o trabalho de anos por uma comissão histórica dos documentos , processo ou inquérito diocesano concluiu sessão pública no dia 07 de setembro de 1991 na Igreja de Santa Maria de Belém, Sassari, onde Frei. Francisco Zirano viveu por 22 anos.
A terceira etapa , a Congregação romana para as Causas dos Santos , após o decreto de validade jurídica de inquérito diocesano (3 de Junho de 1992), consistiu em examinar a " Posição do martírio do Servo de Deus" por três corpos ou seções da congregação que falou positivamente nesta ordem: Surveyors históricos (4 março de 2003) ; teólogos Consultores (16 de maio de 2013); cardeais e Bispos ( 04 de fevereiro de 2014 ).
Agora, a publicação do decreto de beatificação é esperado, com a assinatura do Papa e a data para a beatificação, após a breve apresentação da vida do Beato e apresentar a sua figura.

Frei Umberto Zucca OFMConv
Vice postulator

Fonte: http://www.ofmconv.net/index.php?option=com_content&view=article&id=2460%3Afriar-francis-zak-soon-to-be-a-saint&catid=20%3Anotizie-curia&Itemid=514&lang=es

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos