Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

terça-feira, 22 de abril de 2014

Notícias Franciscanas: São Francisco em Roma

Por: Raffaello Siniscalco
Ajude-nos a deixar o mundo saber e para restaurar a Casa Romana de São Francisco de Assis, símbolo de fraternidade, tolerância e amor pela natureza.
Este projeto também é apoiado por Franco Zeffirelli, Liliana Cavani, alguns dos alunos do "Estúdio de atuação Stella Adler " de Nova York e os mais novos benfeitores do Mosteiro de São Francisco, em Roma.

Franco Zeffirelli: Irmão Sol, Irmã Lua

Liliana Cavani: Francesco

A RESTAURAÇÃO 

Quando São Francisco de Assis costumava ir a Roma entre 1209 e 1223 para encontrar com o Papa, a sua casa era um pequena cela, onde viveu e assistia os leprosos. Depois de oito séculos esse lugar agora requer um trabalho de restauração substancial, a fim de preservar a seu inestimável valor espiritual e as suas antigas obras de arte. 

Seu apoio de restauração da cela irá não só fornecer  a visitação público gratuito a este local histórico, mas também a conservação das obras de arte que fazem parte do patrimônio cultural mundial.

SÃO FRANCISCO DE ASSIS 

São Francisco de Assis (1182-1226) é conhecido e amado em todo o mundo por sua decisão de desistir de sua riqueza material em favor dos pobres, na verdade, um gesto muito corajoso, difícil e digno. 
Parte do afresco "Sermão aos pássaros", de Giotto di Bondone e detalhe do retrato de São Francisco por Margaritone d'Arezzo
Francisco era um amante da natureza, um pacifista e alguém que era tolerante com aqueles que eram diferentes. Ele estava ativamente engajado em questões sociais e não se retirou dos males do mundo, mas sim lutou pessoalmente por uma sociedade mais justa e fraterna. 

Francisco não tinha preconceitos sociais, étnicos ou religiosos, simplesmente sentiu que era irmão de todas as criaturas. Acreditamos que o seu exemplo ainda está muito vivo, porque ele não espera que os outros mudem, mas tenta viver com eles na fraternidade.

A CELA 

O primeiro contato de São Francisco de Assis com o local foi em 1209, quando ele veio a Roma para encontrar o Papa Inocêncio III. Durante esta visita, o nobre romana Jacoba de 'Settesoli' ajudou a São Francisco encontrar um lugar para ficar no mosteiro-hospital dos monges beneditinos, que foi localizado perto das margens do Rio Tibre. 


São Francisco de Assis sempre foi muito apaixonado por este lugar e ficou ali em diversas ocasiões durante suas viagens à Roma. Após a morte do santo e por ordem do Papa Gregório IX, o mosteiro beneditino passou para a Ordem Franciscana em 1229.

No início do século XVII, a cela de São Francisco estava em perigo de ser demolida durante a reforma do mosteiro. O alojamento atual foi concluída em 1698. Há uma inscrição na entrada do cela que lembra a aparição de São Francisco de Assis, em um sonho pelo cardeal Alessandro Peretti Montalto.

Um altar de madeira feita pelo marceneiro franciscano Bernardino da Jesi (século XVII) está dentro da cela, no centro,  e nela um retrato de São Francisco (pintura a têmpera) feita pelo pintor toscano Margaritone d'Arezzo (1262-1305).

No lado direito da parede encontra-se a pedra sobre a qual São Francisco de Assis deitou sua cabeça enquanto ele descansava, enquanto que, no lado esquerdo, há uma foto do Papa João Paulo II, de joelhos em oração, durante a sua visita no dia 1 de dezembro de 1991.

A cela de São Francisco está localizada no primeiro andar da igreja romana e mosteiro de São Francesco a Ripa, no bairro antigo Trastevere.


Edição limitada de "Cum deceat vos esige": selo papal do Papa Gregório IX datado 1229, que declara a transferência de hospital/mosteiro 'dos monges beneditinos aos frades franciscanos'


Mais informações (em Italiano, Inglês , espanhol e russo) sobre a história desta igreja está disponível no site www.sanfrancescoaripa.com .

O desafio mais importante para nós é alcançar U$ 125,000 para financiar o projeto. Se atingir a meta, o trabalho de restauração será iniciado. 

Optamos por uma equipe de restauradores altamente qualificados, que já trabalharam na área do patrimônio cultural e artístico e é capaz de resolver rapidamente qualquer problema. 

Nós já temos todas as autorizações necessárias e esperamos concluir o trabalho de restauração em cinco meses. Esse tempo nos permite enfrentar eventos inesperados. 

Nosso prazo de inauguração é de 04 outubro de 2014!

Fonte de texto e fotos: https://www.kickstarter.com/projects/671087979/st-francis-in-rome-the-restoration?ref=card (tradução SFC)

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos