Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Profissão Religiosa em Araruama

Frades: Leonardo, Paulo, Marcelo, Fábio e Michel

Após três dias de preparação com bênçãos e visitas nas casas, asilos e aos enfermos e o tríduo litúrgico celebrado com a Santa Missa na Igreja Matriz de São Sebastião sempre às 19 horas, aconteceu no último dia 8 de fevereiro a Profissão Solene dos Frades Fábio, Leonardo, Marcelo, Michel, Paulo Fernando, na Igreja auxiliar de Nossa Senhora de Guadalupe na cidade fluminense de Araruama.
Foi uma Celebração Eucarística muito bonita e bem preparada, um momento tão importante na Ordem Franciscana. Na verdade, momento único na vida religiosa, onde depois de aproximadamente 10 anos de formação franciscana e acadêmica estes cinco jovens se entregam definitivamente a Deus, à Igreja e à Ordem dos Frades Menores Conventuais pela consagração e imissão dos votos de Obediência, Pobreza e Castidade.
A belíssima e enorme igreja, ficou pequena para comportar tantos fiéis, amigos, parentes e benfeitores. Somente de ônibus oriundos de Juiz de Fora/MG, Nilópolis/RJ, São Gonçalo/RJ, Nova Iguaçu/RJ e Rio de Janeiro/RJ foram 12, além de muitos carros particulares e pessoas que vieram de ônibus rodoviário intermunicipal, houve quem viesse da cidade de Florianópolis/SC e frades de Brasília e do Maranhão prestigiar este evento.
O cuidado e a preparação litúrgica ficou por conta da Comunidade local e dos frades Luis Henrique e Willian com a participação dos postulantes Ricardo e Lyon de Petrópolis e Frei Donil Alves como comentarista.
A Santa Missa foi presidida pelo Custódio Provincial Frei Antônio Molisani com a participação do Provincial Frei Justin Biase, vindo dos Estados Unidos para receber os votos dos professandos. E Muitos padres e diáconos se fizeram presente mais de 25 clérigos, também de diversas comunidades.
A emoção dos Frades professandos contagiou toda a assembléia durante a proclamação da Fórmula de Profissão, outro ponto forte foi os agradecimentos e a homenagem feita a Virgem Imaculada no encerramento da Celebração Eucarística. Os Frades neo-professos receberam cada um, a benção apostólica do Papa Francisco doado pelo Provincial Frei Justin e Frei Molisani também presenteou-os com a Carta de Obediência "contendo uma nova casa e uma nova família" para os cinco Frades.
Os Neo-professos receberam os cumprimentos de todos na saída da igreja e a comunidade paroquial de Araruama serviu para esta multidão de amigos um deliciosos e generoso almoço no refeitório da FAETEC, ao lado da Igreja auxiliar.
Parabéns aos Frades Neo-professos, coragem, força e perseverança na caminhada Franciscana Conventual.
"Grandes coisas prometemos, maiores nos foram prometidas... Irmãos, enquanto tivermos tempo, façamos o bem!" (Fontes Franciscanas 2 Celano 191)





















Gostaríamos de agradecer ainda, a todas as pessoas que não puderam estar presente, mas neste dia se colocaram em oração por nós. Agradecemos também as congratulações do Cardeal Dom Orani João Tempesta (arcerbispo do Rio de Janeiro); Dom Paulo Cesar, Dom Pedro Cunha (bispos auxiliares do Rio de Janeiro). Reescrevemos agradecidos o texto enviado por e-mail (entre tantos outros) do Mestre de Noviciado (2009) dos Neo-Professos:

"Prezado Irmãos, Freis Fábio, Leonardo, Marcelo, Michel e Paulo, rezo pela perseverança e fidelidade à vocação, perenizada agora. Sejam dóceis ao Espírito do Senhor e seu Santo Modo de Operar. Sejam Menores, pobres e humildes em tudo. Tornem-se presenças vivas do Senhor pobre em todos os momentos da existência de vcs.
Não poderei participar deste ato eclesial e da Ordem 
(...) 
Um forte abraço a vcs. do Irmão Menor, Frei Antônio Corniatti"


Nenhum comentário:

Os Mais Vistos