Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sábado, 25 de janeiro de 2014

Segundo Noviciado: Terceira semana

A terceira semana é marcada com o tema do Voto de Obediência, sendo apresentado pelo Frei Carlos Charles, OFMConv, doutorando da PUC-Rio e pároco em Juiz de Fora/MG.

Sendo bastante pedagógico, no primeiro dia, junto com a turma, faz uma leitura do texto Evangélico de São Lucas 4, 1-13 sobre as tentações de Jesus, apontando os elementos humanos das tentações como o prazer, o ter e o poder e as soluções apontadas pelo Senhor, a saber: amar, partilhar e servir, respectivamente, ligando-os aos conselhos evangélicos da castidade, obediência e pobreza.
Após esta apresentação, Frei Carlos propõe ao grupo a realizarem individualmente uma Lectio Divina a fim de interiorizar pela oração e meditação o texto da Sagrada Escritura citado acima. Ainda neste dia, a turma é dividida em cinco grupos, para lerem e procurar em dupla a palavra obediência nas Fontes Franciscana nos textos: Regra Bulada e não bulada; Cartas de São Francisco; 2 Celano; Admoestações; Testamento.

Nos dias que seguem é apresentado o conceito do termo obediência = ob-audire; como o mundo entende a obediência e a maneira que São Francisco viveu a obediência a Deus, às criaturas, à  Igreja, à humanidade e à comunidade-fraternidade. Jesus Cristo, para Francisco, é modelo de obediência ao Pai “até a morte e morte de Cruz”. Francisco se coloca na escuta do coração do Mestre, sendo conduzido pelo Espírito Santo (cf.: 2 C 10). E assim exercia a sua autoridade como serviço obediente ao princípio de sua vocação e não às estruturas caducas do seu tempo ou seja, a partir da raiz do Amor. Frei Carlos lembra que a elaboração dos votos Obediência-Pobreza-Castidade é uma novidade na Igreja graças ao movimento franciscano e seu registro na Regra.

Oferecendo muitos textos para leitura pessoal, propõe ainda para os dias de quinta e sexta-feira trabalhos em grupo (suprindo sua ausência devido ao encontro do definitório custodial). Primeiro, ler em dupla parte do texto do livros Pedagogia franciscana de R. Zavalloni; Como se tornar um líder servidor do J. Hunter e Seguimento de Cristo solidário no Testamento do Frei Aldir Croccoli, segundo responder um questionário onde as respostas estavam no próprio texto da dupla e nos textos de outras duplas, provocando uma brincadeira onde acabaríamos em ler juntos todos os textos propostos.

Para sexta-feira, cada dupla começou a fazer uma síntese sobre o voto de obediência, das cinco partes (das cinco duplas) se tornaria um único texto, a ser publicado no periódico Decires da OFMConv pelo MiReFalc, como uma contribuição dos Frades Professos para toda a Ordem sobre este tema.

Além da Sagrada Escritura e das Fontes Franciscanas foi apresentado trechos de uma reflexão do Frei Vitório Mazzuco, OFM; da Vita Consecrata nº 37, do Esplendor da Verdade nº 159 e Nova Evangelização e maturidade afetiva do Alfonso García Rubio página 136, entre outros textos.

Frei Carlos Charles, OFMConv: conferencista desta semana

Frei Carlos apresentando os conselhos evangélicos

Celebrações Eucarísticas solenizadas:




Dedicação nos trabalhos manuais:







Rigattonne recheada: Delícia italiana no recreio de sábado a noite



Nenhum comentário:

Os Mais Vistos