Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sábado, 18 de janeiro de 2014

Segundo Noviciado: segunda semana

O inicio da segunda semana é marcado por um delicioso almoço preparado pelos frades Almir e Marcelo; na verdade durante este período do Segundo Noviciado, o domingo é um “dia livre” podendo passear na Cidade Imperial; cada um pode programar-se para rezar o Ofício Divino pessoalmente e escolher, entre as opções propostas, onde participar da Celebração Eucarística; os frades tem como momento comunitário a refeição do almoço (preparado por uma dupla de frades a cada semana) e a recreação à noite na sala de TV.

Na terça- feira pela manhã, Frei Robson realiza uma avaliação da semana que passou e revê o horário apresentado fazendo, a pedido dos frades professos temporários, algumas alterações. Frei Robson apresentou as modificações de horário exclusivas desta semana: o encontro formativo somente a partir da quarta-feira (por restrições na agenda do palestrante) nos horários da manhã e da tarde, ficando suspensa aos trabalhos manuais da manhã, afim de compensar os encontros de segunda e terça-feira.

O palestrante desta semana, Frei Fernando de Araújo, OFM, guardião da fraternidade do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, do qual também é docente, vem nos apresentar o tema da Sexualidade Humana, tendo como o pano de fundo o voto da castidade.

Frei Fernando de Araújo, OFM: religioso e psicólogo

Apresenta, com exemplos da sua experiência como religioso Franciscano e psicólogo, a base da sexualidade humana, os tabus, as incompatibilidades, o processo de ansiedade-saciedade-serenidade, a magnitude da libido humana no dia a dia, a sublimação como direcionamento. Apontou também como fundamento a realidade biopsicossocial da sexualidade, como se forma a estrutura da condição de gênero, identificação e identidade e os possíveis esquemas (sadios ou doentios) assumidos pela pessoa adulta.
Frei Fernando esclarecia muitos conceitos sobre a sexualidade e a sua vivência, as posturas pastorais sobre esta realidade na visão religiosa e psicológica. A manhã de sexta-feira, foi dedicada a responder questões e dúvidas dos frades professos. E citou vários livros e filmes como exemplo psicológico.

O desejo dos frades de Brasília em conhecer o ITF, se transformou, a convite do Frei Fernando, numa excelente visita guiada a todo Instituto pelo diretor Frei Antônio Everaldo, e à grandiosa Biblioteca Frei Constantino Koser pelo Frei Ludovico Garmus. Após a visita guiada, foi oferecido um delicioso e fraterno almoço a todos os frades participantes do Segundo Noviciado estendido aos frades do Convento São Boaventura, com a fraternidade do ITF; momento de comunhão, alegria e confraternização franciscana. Encerrando esta semana, a noite de sábado promete uma alegre rodada de pizzas na recreação semanal.















Confira mais fotos destas duas semanas em:


Por: Frei Fábio Soares, OFMConv.

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos