Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Segundo Noviciado 2014: primeira semana


Iniciou no último domingo, dia 05 de janeiro, com a chegada dos frades professos temporários à Casa de Formação Convento São Boaventura em Petrópolis no Rio de Janeiro, o Segundo Noviciado da União dos Conventuais do Brasil (UCOB). A cada ano, em uma determinada jurisdição, acontece no período de aproximadamente um mês, um encontro com os frades que estão se preparando para a Profissão Solene dos votos perpétuos. Neste ano de 2014 a Custódia Imaculada Conceição está sediando este encontro, no local citado acima, tendo o Formador do Postulantado Custodial, Frei Robson Malafaia Barcellos OFMConv, como coordenador.

O Segundo Noviciado tem como natureza enfatizar elementos essenciais na vida do frade Franciscano. A vida de Oração com celebrações eucarísticas diárias, Liturgia das Horas, meditação silenciosa, Adoração semanal ao Santíssimo Sacramento; a vida de Trabalho com realização de atividades manuais em prol da fraternidade local e no crescimento da gratuidade em servir; a vida de Estudos com temas referentes a consagração religiosa franciscana; a vida fraterna no convívio com frades de outras jurisdições e com a comunidade que acolhe (Frei Alexandre do Carmo e Frei Luiz Gonzaga), entre outros aspectos. Mais do que um curso ou um retiro o Segundo Noviciado quer reavivar a experiência única do Noviciado Franciscano Conventual e o modo de ser Frade Menor.

São 10 frades participantes este ano:
  • Da Custódia Imaculada Conceição, do Rio de Janeiro: Frei Fábio Soares, Frei Leonardo Rodrigues, Frei Marcelo dos Santos, Frei Michel Alves e Frei Paulo Fernando;
  • Da Província São Maximiliano, de Brasília: Frei Almir Rodrigues; Frei Bernardo Vitório; Frei Espedito Alves e Frei Joveci Filho;
  • Da Delegação São Boaventura, do Maranhão: Frei Josué Oliveira Mesquita.
  • Nota: a Província São Francisco de Assis, de São Paulo não teve noviços em 2009.

Organizada em quatro semanas (de 05/01 à 01/02), as três primeiras serão dedicadas ao estudo dos votos evangélicos e a última um retiro em preparação à Profissão Religiosa.

Frei José Cardozo, OFMConv, guardião do Convento em Paraíba do Sul/RJ, foi o conferencista desta semana, dedicada ao voto de pobreza. Sua reflexão teve como eixo o Concílio Vaticano II destacando os documentos Lumem Gentium e Gaudium et Spes; uma abordagem da vida consagrada no pré Concílio Vaticano II e o desenvolvimento da Vida Consagrada, em particular o voto de pobreza, no pós- Concílio citando vários autores dando destaque ao documento Vita Consecrata e a Sagrada Escritura.

Dinamizando os encontros, Frei José dividiu a turma em quatro grupos para apresentar um trabalho baseado no livro de Lourenço Kearns Teologia do voto de pobreza. Segue as fotos desta semana:

Momento de convivência fraterna
Trabalhos manuais pela manhã, nesta semana: reparar o muro, lixar os bancos da capela, lavar e passar roupas...






Frei José Cardozo, OFMConv




Apresentação do trabalho sobre o voto de Pobreza:









Frei José e os Frades Professos Temporários
Adoração ao Santíssimo

Frei Marcelo: sineteiro oficial

Liturgia das Horas: Hora Média 12hs

Celebração Eucarística

Celebração Eucarística

Celebração Eucarística

Celebração Eucarística
Celebração Eucarística com Oração das Vésperas

Liturgia das Horas: Oração das Laudes na gruta de Nossa Senhora

Liturgia das Horas: Oração das Laudes na gruta de Nossa Senhora
Liturgia das Horas: Oração das Laudes na gruta de Nossa Senhora
Liturgia das Horas: Oração das Laudes na gruta de Nossa Senhora


Terminando a primeira semana com a Solene Liturgia das Horas com a I Vésperas da Festa do Batismo do Senhor:







Por Frei Fábio Soares, OFMConv (Fotos Frei Fábio e Frei Paulo Fernando)
Matéria reatualizada às 22:00h dia 11/01/2014

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos