Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

"Formar franciscanos para a missão e a interculturalidade"

No mês dedicado às missões um texto de arquivo do Congresso missionário internacional dos Frades Menores Conventuais em 2006

Cochin (Agência Fides) - Responder aos desafios da missão no terceiro milênio: unidos com este objetivo, 61 representantes da Ordem dos Frades Menores Conventuais, provenientes de todo o mundo, estão reunidos de 12 a 22 de janeiro de 2006 em Kerala para um Congresso Missionário Internacional, do qual participam o Ministro geral, Fr. Joaquim Giermek, numerosos enviados das conferências provinciais, formadores e especialistas. 
O Congresso se articula através de uma série de relações fundamentais que constituem a plataforma de reflexão, enriquecida por debates, testemunhos e trocas de experiência. Os temas sobre os quais a assembleia se confronta partem da “Missão e pluralismo religioso em um mundo globalizado”, tocam a “Espiritualidade da missão”, falam da relação entre “Missão e culturas emergentes (inclusive as chamadas “culturas secularizadas”), indagam os aspectos específicos da missão no carisma franciscano, para interrogar-se, por fim, sobre uma possível “Missiologia franciscana”, que trace uma relação profícua entre Igreja local e missão franciscana.
A Ordem vai se confrontar também sobre o “Projeto missionário comunitário”, que interessa o apostolado nas áreas da Europa e da América do Norte, e também o sul do mundo (Ásia, África, América do Sul, Austrália).
Parte da reflexão será dedicada ao compromisso pela “formação à missão” e à relação com as realidades locais: os participantes se perguntarão se existe “um modo zambiano, brasileiro, norte-americano… de ser franciscano”. Previstos, sobre este argumento, testemunhos de fraternidade franciscana de Cuba, Turquia, Índia, ex-União Soviética. 
Do Congresso, que terá um documento conclusivo sintético dos trabalhos, toma parte também um representante da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, presentes também eles em Kerala. (PA)(Agência Fides 17/1/2006)

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos