Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Capítulo Custodial 2013: Eleição do definitório

Uma das características de um Capítulo Eletivo é a aprovação dos definidores apresentados pelo Superior recém eleito pelos frades capitulares (Constituições 196§ 2). Estes frades Definidores fazem parte do governo da jurisdição, juntamente com o Custódio e/ou Provincial,  e tem a tarefa de estimular a vida religiosa, animar os frades em seus trabalhos específicos, zelar pela execução do Projeto (PCQ) assumido pelo Capítulo, e resolver questões jurídicas, canônicas e burocráticas durante este período quadrienal como salienta as Constituições dos Frades Menores Conventuais. O Definitório tem a faculdade de conselho e a este o Superior maior peça ou o conselho ou o consenso (cf.: Constituições 190).
Com o consentimento de seu Definitório, o Custódio pode afiliar à custódia, admitir à profissão, conceder cartas dimissoriais, nomear Guardiães, remover e apresentar ao Ordinário do lugar frades para párocos. (Constinuições 197 §2).
Segue a lista dos frades eleitos, nesta tarde, pelo Capítulo Custodial reunido em Araruama/RJ, como Definidores e ecônomo, para o próximo quadriênio:




Frei Ronaldo Gomes,OFMConv (Vigário Custodial/Definidor Custodial)
Frei Carlos Charles,OFMConv (Definidor Custodial)
Frei Donil Alves,OFMConv (Definidor Custodial)
Frei Paulo Sérgio,OFMConv (Secretário Custodial/Definidor Custodial)
Frei Ariel Costa,OFMConv (Ecônomo Custodial/ não faz parte do definitório custodial)

Governo eleito no Capítulo Custodial

Aos irmãos Definidores que se dedicaram durante o último governo custodial, nossa estima e gratidão!
Parabéns aos confrades Definidores que abraçam com coragem esta tarefa durante esta nova jornada e que a Virgem Imaculada abençoe e os conduza neste ministério e que São Francisco de Assis interceda ao Senhor pelos nosso irmãos.



Nenhum comentário:

Os Mais Vistos