Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Notícias Franciscanas: Julho de 2013



Ganham destaque no mês de julho o XXVI Curso de Inverno (Franciscanismo) promovido pela União dos Conventuais do Brasil (UCOB) para os frades estudantes de Teologia das jurisdições de Brasília, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo ao todo mais de 30 frades entre formandos e formadores participantes do curso ministrado por professores conceituados em suas áreas de atuação como o Profº Marco Aurélio (ISB/UnB); Profº Frei Sandro Roberto OFM (ITF/ITFPS); Profº Frei Vitório Mazzuco OFM (ITF/USF) e Profº José Antônio (UFG) apresentando a Filosofia e Teologia Franciscana dos primeiros séculos, Roger Bacon – Guilherme de Ockham e a “Querela dos Espirituais com os Frades da Comunidade (Conventuais)”, Justiça, Paz e Salvaguarda da Criação e a importância de Santo Antônio: vida e obra. Além dos estudos acadêmicos este encontro é marcado pela vida fraterna, vida de oração em comum e a troca de experiências entre os frades além de estreitar laços entre as jurisdições da Ordem no Brasil.

Não só marca a vida da Ordem, da Igreja mas da História recente do país a realização da Jornada Mundial da Juventude na cidade do Rio de Janeiro mobilizando muitos segmentos da sociedade começando ao acolhimento dos peregrinos vindos de muitas cidades, estados e países diferentes. Na Casa de Formação São Francisco, na Paróquia São Francisco e a sede da OFS local do Rio Comprido foi um ponto de acolhida de peregrinos oriundos de São Paulo, Brasília, Piauí, Bélgica, Argentina, Venezuela, Itália (incluindo o Ministro Geral e 4 definidores gerais), Bolívia, EUA... Uma festa de línguas, culturas e fraternidade com um ponto em comum: Cristo Jesus no rosto da juventude do mundo inteiro. Além deste grande presente do encontro destacamos a presença do Sucessor de São Francisco, Frei Marco Tasca, que fez questão de Presidir a Santa Missa na manhã do dia 24/07 na Casa de Formação com a presença dos Frades do Rio e Brasília além das irmãs Clarissas de várias localidades do Brasil. Esta festa fraterna se estendeu ao café da manhã com muita alegria e descontração.

Durante a JMJ Rio 2013 no Largo da Carioca, em frente a Igreja São Francisco da Penitência foi aberto o Espaço Franciscano, marcando a presença franciscana com muita alegria, música, oração, exposição, dança... todos os dias de funcionamento foi muito concorrido pelos peregrinos e pelos franciscanos das três Ordens além das Concepcionistas, T.O.R e de vários membros de institutos e congregações franciscanas. A capela, montada nos fundos do Espaço, com Adoração ao Santíssimo Sacramento no lugar que no passado servia de refúgio para os escravos (FAVE LINGUIS), causava comoção aos visitantes pela beleza, simplicidade e espírito de contemplação/adoração promovido pelas irmãs contemplativas.
No fim do dia 23 antes de encerrar as atividades do primeiro dia os presentes foram agraciados pela música norte-americana do “El Padrecito e FoundNation” que animou a galera com o Rapper católico da melhor qualidade do Frei Masseo OFMConv.
Este Espaço estava de fato ungido pelo Senhor e pela união dos Franciscanos, exemplo disso foi a especial surpresa durante a oração da manhã do dia 25 quando se encontraram providencialmente os Ministros Gerais da primeira Ordem, que com palavras afáveis e de encorajamento fortaleceram ainda mais o fervor da vocação franciscana de cada irmão e irmã, além da simpatia, informalidade e disponibilidade em participar, conversar e fotografar com os presentes.
Em tempo, na Igreja dos Capuchinhos na Tijuca, aconteceu no dia 24/07 o encontro com os Gerais OFMConv, OFM, OFMCap, TOR, OFS, TOR feminina, Federação Concepcionista e JUFRA. Momento orante, formal e histórico para a FFB.

No entanto nem tudo é festa: no mesmo dia 24/07 se encontra com “a irmã morte” para o banquete celeste nosso irmão Sylvio Vieira de Carvalho membro da OFS do Rio Comprido, um dos fundadores da fraternidade local e grande colaborador da I Ordem além de um irmão especial para todos.

Durante toda a semana, na Quinta da Boavista (São Cristóvão) aconteceu a Feira Vocacional, com tendas de muitas Ordens, Congregações, Institutos, Comunidades de vida e aliança, pastorais e evidentemente a Família Franciscana do Brasil não poderia deixar de participar. Ganhou destaque a apresentação do “Flash Mob” Franciscano promovido pelas irmãs Franciscanas Alcantarinas, Os Frades Menores Capuchinhos e os Frades Menores Conventuais, um sucesso na Tenda 2 e teve um “bis” de improviso, em frente a Tenda Vocacional Franciscana. Sem dúvida a alegria franciscana ficou registrada na Feira Vocacional. Confira os vídeos:





Não podemos deixar de salientar a presença do Papa Francisco no Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude, sua presença amorosa, seu exemplo de vida e de ações cativaram os jovens do mundo inteiro e os brasileiros. Com sua personalidade marcante e palavras firmes, ofuscaram os desencontros administrativos e artísticos do Comitê Organizador Local com os Poderes públicos, e  o excesso da suntuosidade de luzes, cores e encenações teatrais desbotaram diante da simplicidade do sucessor de São Pedro e não impediram o Romano Pontífice de se encontrar o Rebanho de Cristo durante a sua primeira viagem pastoral, tocando e alegrando o coração de cada pessoa com seu terno olhar e largo sorriso de pai  e Pastor, colocando o que era supérfluo e desnecessário em segundo plano. 



Nenhum comentário:

Os Mais Vistos