Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sábado, 6 de julho de 2013

Notícias Franciscanas: Junho de 2013


Os principais acontecimentos que marcaram o mês de junho de 2013 são:
*I Convivência Franciscana promovida pelo Serviço de Animação Vocacional no Convento São Boaventura em Petrópolis, inaugurando na Custódia Provincial uma experiência concreta da Vida Franciscana Conventual numa casa de formação, diferente dos Encontros Vocacionais e dos Estágios Vocacionais. Começou no dia 29 de maio ao dia 02 de junho com a participação de oito jovens mais a comunidade local. Foram dias de muita alegria, formação, aprendizado, partilha, oração e trabalho. Em cada momento do dia foram realizadas atividades que ofereceram aos nossos jovens vocacionados uma maior integração com o carisma da Ordem Franciscana (confira mais: http://savconventual.blogspot.com.br/2013/06/1-convivencia-franciscana-conventualfre.html)
I Convivência Franciscana

*E nos dias 14, 15 e 16 de junho, também em Petrópolis aconteceu o III Encontro Vocacional sobre o tema: "O primeiro e o mais importante de todos os trabalhos do frade menor é a oração”. Além de abordar este tema houve uma animadíssima festa Junina com a fraternidade local e convidados (as) da região!
III Encontro Vocacional 2013
* Abrindo a possibilidade de mais uma frente pastoral na Custódia Provincial, foi realizado e promovido pelo Convento São Boaventura um dia de Retiro de Silêncio, no último dia 23 com o tema: "A Espiritualidade Franciscana: Encarnação, Paixão/Cruz do Senhor e a Eucaristia" orientado por Frei Fábio Soares, com suporte de Frei Robson, Frei Alexandre e os aspirantes Lyon e Ricardo, foram momentos de exposição, meditação pessoal e orações em comum, e, por fim, após a Santa Missa, um generoso lanche partilhado entre os participantes. 
* Em preparação ao Capítulo Custodial que acontecerá nos meses de outubro e dezembro deste ano, ocorreu a Visita Canônica Custodial a todos os frades em todos os Conventos Franciscanos da Custódia Imaculada Conceição, tendo como subsídio avaliativo o Projeto Custodial Quadrienal (PCQ) aprovado no último Capítulo.
* Em todas as paróquias e conventos franciscanos celebramos o “santo casamenteiro”, “Martelo dos hereges”, “o santo para achar as coisas perdidas”, “o santo do pão dos pobres” entre tantos títulos atribuídos a Santo Antônio, destacamos a grandiosa festa ocorrida na Paróquia São Francisco de Assis começando pela trezena, as Missas e a festa externa com muitas barraquinhas, comidas típicas, dança de quadrilhas e muita animação até altas horas da noite em dois fins de semana! Além dos paroquianos e do povo da cidade do Rio de Janeiro caiam na dança os frades da Casa de Formação. Destaque para o Grupo Jovem TAU que além da tradicional quadrilha inseriu na sua apresentação as “Danças típicas do Brasil” culminando para o tema da JMJ Rio 2013.
Muita dança e alegria na Festa de Santo Antônio

* Seguindo o ritmo de festividade as paróquias de Juiz de Fora e de Paraíba do Sul
celebraram com muita fé, devoção e alegria seus padroeiros: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Pedro São Paulo, respectivamente!
Festa São Pedro e São Paulo em Paraíba do Sul/RJ



Nenhum comentário:

Os Mais Vistos