Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sagrado Coração de Jesus


Em vós está a fonte da vida
Por São Boaventura de Bagnoregio*


            Considera, ó homem redimido, quem é aquele que por tua causa está pregado na cruz, qual a sua dignidade e grandeza. A sua morte dá a vida aos mortos; por sua morte choram o céu e a terra, e fendem-se até as pedras mais duras. Para que, do lado de Cristo morto na cruz, se formasse a Igreja e se cumprisse a Escritura que diz:Olharão para aquele que transpassaram (Jo 19,37), a divina Providência permitiu que um dos soldados lhe abrisse com a lança o sagrado lado, de onde jorraram sangue e água. Este é o preço da nossa salvação. Saído daquela fonte divina, isto é, no íntimo do seu Coração, iria dar aos sacramentos da Igreja o poder de conferir a vida da graça, tornando-separa os que já vivem em Cristo bebida da fonte viva que jorra para a vida eterna (Jo 4,14).
            Levanta-te, pois, tu que amas a Cristo, sê como a pomba que faz o seu ninho na borda do rochedo (Jr 48,28), e aí, como o pássaro que encontrou sua morada (cf. Sl 83,4), não cesses de estar vigilante; aí esconde como a andorinha os filhos nascidos do casto amor; aí aproxima teus lábios para beber a água das fontes do Salvador (cf. Is 12,3). Pois esta é a fonte que brota no meio do paraíso e, dividida em quatro rios (cf. Gn 2,10), se derrama nos corações dos fiéis para irrigar e fecundar a terra inteira.
            Acorre com vivo desejo a esta fonte de vida e de luz, quem quer que sejas, ó alma consagrada a Deus, e exclama com todas as forças do teu coração:“Ó inefável beleza do Deus altíssimo e puríssimo esplendor da luz eterna, vida que vivifica toda vida, luz que ilumina toda luz e conserva em perpétuo esplendor a multidão dos astros, que desde a primeira aurora resplandecem diante do trono da vossa divindade.  
            Ó eterno e inacessível, brilhante e suave manancial daquela fonte oculta aos olhos de todos os mortais! Sois profundidade infinita, altura sem limite, amplidão sem medida, pureza sem mancha!”
            De ti procede o rio que vem trazer alegria à cidade de Deus (Sl 45,5), para que entre vozes de júbilo e contentamento (cf. Sl 41,5) possamos cantar hinos de louvor ao vosso nome, sabendo por experiência que em vós está a fonte da vida, e em vossa luz contemplamos a luz (Sl 35,10).

* Bispo e 4º Ministro Geral da I Ordem Franciscana;  Opusculum 3, Lignum vitae, 29-30.47 Opera omnia 8,79  in Ofício das Leituras da Liturgia das Horas (solenidade do Sagrado Coração de Jesus)




Consagração anual da Ordem Franciscana ao Sacratíssimo Coração de Jesus

Dulcíssimo Jesus, eis diante de Vós os discípulos do Patriarca Seráfico São Francisco de Assis, a fim de renovarmos a dedicação e consagração de pertencermos inteiramente ao Vosso Coração, ferido para a salvação de toda a humanidade. Adoramos, louvamos e amamos Vosso Sacratíssimo Coração!

Em nosso nome e de todos os Irmãos (ãs), prometemos, com mais diligência e fervor, nos esforçarmos por fazer os nossos corações semelhantes ao Vosso, na observância fiel da REGRA Seráfica, e pelo cumprimento dos deveres de nosso estado de vida.

Ó Coração do Filho Eterno do Pai, ó Coração de Jesus, no qual habita toda a plenitude da divindade, ó Coração digníssimo de adoração e amor infinito, ó Coração atribulado por causa dos nossos pecados! A Vós nos entregamos, nos dedicamos e ao mesmo tempo depositamos em Vós, nossa Ordem Seráfica e todos os nossos Irmãos (ãs), a Família inteira de nosso pai Seráfico, da qual Vós nos fizestes membros.

Purificai a nossa Família Seráfica com Vosso Sangue Precioso, inflamai-a cada vez mais com vosso Divino Amor. Isto fervorosamente pedimos, pelos merecimentos do Coração transpassado de Vossa Mãe Imaculada, a Virgem Maria, nossa Rainha e Padroeira, pelos merecimentos de São José, nosso Patrono, como também pela intercessão de todos os Santos (as) de nossa Ordem Seráfica. Amém.

(a consagração é realizada diante do Santíssimo Sacramento)

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos