Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

A BÊNÇÃO DE SÃO FRANCISCO


Uma das mais belas relíquias do nosso pai seráfico é um pequeno pergaminho contendo uma bênção e uma oração de louvor ao Deus Altíssimo para seu grande companheiro e amigo Frei Leão, escritos pelo próprio São Francisco durante um retiro no Monte Alverne. Os “Louvores” expressam magistralmente todo o fervor e encantamento presentes na alma do santo, enquanto que a “Bênção” é uma adaptação de Nm 6,24-26. 

Bênção escrita por São Francisco

Esse precioso pergaminho está exposto em um relicário, desde o século XIV, na Basílica de São Francisco, para a veneração dos inúmeros peregrinos que visitam a cidade santa de Assis. 
Vejamos o que nos relatam as fontes franciscanas, precisamente a Legenda Maior de São Boaventura (LM 11,9). Esse mesmo texto poderá ser encontrado em Tomás de Celano (2Cel 49).                                                                                          
Monte Alverne

“E quando esteve recolhido numa cela no Monte Alverne, um dos companheiros desejava com ardente desejo ter algum escrito sobre as palavras do Senhor brevemente anotado pela mão dele. Pois ele acreditava a partir disto poder escapar de grave tentação – não da carne, mas do espírito – pela qual era atormentado, ou certamente suportá-la mais levemente. Abatido por este desejo, ficava interiormente ansioso, porque, vencido pela vergonha, não ousava revelar a coisa ao reverendo pai. Mas a quem o homem não disse, o Espírito revelou. De fato, ele mandou que fossem trazidos pelo predito irmão tinta e pergaminho e escreveu de própria mão os Louvores do Senhor, de acordo com o desejo do irmão, e por último a bênção dele, dizendo: ‘Recebe este pergaminho e guarda-o diligentemente até ao dia de tua morte’. O irmão recebeu aquele dom desejado, e imediatamente toda aquela tentação desapareceu. A carta é conservada e, quando mais tarde realizou coisas admiráveis, foi um testemunho das virtudes de Francisco.” (LM 11,9).

  
LOUVORES A DEUS ALTÍSSIMO

“Vós sois santo,  Senhor Deus único que fazeis maravilhas. Vós sois forte, vós sois grande, vós sois altíssimo, vós sois o rei onipotente, vós, ó Pai santo, sois o rei do céu e da terra.
Vós sois trino e uno, 
Senhor Deus dos deuses, 
vós sois o bem, todo o bem, o sumo bem, Senhor Deus vivo e verdadeiro.  
Vós sois amor, caridade;
vós sois sabedoria,
vós sois humildade,
vós sois paciência,
vós sois beleza,
vós sois mansidão,
vós sois segurança,
vós sois quietude,
vós sois regozijo,
vós sois nossa esperança e alegria,
vós sois justiça,
vós sois temperança,
vós sois toda nossa riqueza até à saciedade.  
Vós sois beleza,
vós sois mansidão,
vós sois protetor,
vós sois guarda e defensor nosso;
vós sois fortaleza,
vós sois refrigério. 
Vós sois nossa esperança,
vós sois nossa fé,
vós sois nossa caridade,
vós sois toda a nossa doçura,
vós sois nossa vida eterna:
grande e admirável Senhor,
Deus onipotente,
misericordioso Salvador.”

BÊNÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


+ "O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE.

+ TE MOSTRE A SUA FACE E TENHA MISERICÓRDIA DE TI.

+ VOLVA PARA TI O SEU OLHAR E TE DÊ A PAZ.

+ FREI LEÃO, O SENHOR TE ABENÇOE.”




Nenhum comentário:

Os Mais Vistos