Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

CONVocações: Maio de 2013/ Concílio Vaticano II 50 anos

 Que o Senhor te dê a Paz!
Entramos no mês de maio com o nosso coração pleno de alegria. Afinal neste mês, em pleno Tempo Pascal, a Igreja nos convida a meditarmos sobre as maravilhas realizadas pelo Senhor na vida da Santíssima Virgem Maria e, consequentemente, na nossa também.

Ultimas Notícias:
No dia 06 do mês passado, nossos frades estudantes participaram, juntamente com os paroquianos da cidade de Araruama (RJ), da celebração de ação de graças pelos 60 anos de nossa presença nesta cidade. A paróquia de São Sebastião de Araruama é a segunda presença mais antiga de nossa custódia no Brasil. Nós nos alegramos muito por este povo araruamense fazer parte da nossa história.


Celebrando o Ano da Fé
Com o intuito de celebrarmos melhor o Ano da Fé, nós do Convocações queremos presentear a(o) senhor(a) com a primeira parte de uma bela reflexão, escrita pelo Frei Leonardo Rodrigues de Valença, OFMConv, acerca dos 50 anos do Vaticano II.


CONCÍLIO VATICANO II: 50 ANOS (Parte I)
“Examinai tudo, abraçai o que for bom” (1 Ts 5,21). Com estas palavras do Apóstolo Paulo aos tessalonicenses, o então Papa João XXIII aplica ao que está acontecendo no mundo com os movimentos sociais. Pela moção do Espírito Santo o pontífice informou a dezessete cardeais em Roma a sua intenção de convocar um concílio ecumênico (cf. DH, p. 905).
O 21º concílio ecumênico teve sua abertura solene no dia onze de outubro de 1962 em quatro períodos: o primeiro, com a primeira sessão entre os dias 29/09/1963 – 04/12/1963; o segundo, com as segunda e terceiras sessões entre os dias 29/09/1964 – 21/11/1964; o terceiro, com as quarta e quinta sessões entre os dias 14/09/1964 – 21/11/1964 e o quarto período, correspondentes da sexta a nona
sessões, entre os dias 14/09/1965 – 07/12/1965. Sua conclusão foi dada no dia oito de dezembro de 1965. E a intenção do Papa era que a Igreja acompanhasse tamanhas transformações que o mundo
sofrera e não atestar questões de dogma, como foi tratado nos concílios anteriores. João XXIII faleceu de câncer no dia 03/06/1963. Posteriormente, o conclave elege o Cardeal Giovanni Montini, nomeado Papa Paulo VI, que decide continuar com o Concílio e complementa a doutrina do Concílio Vaticano I (cf. COMPÊNDIO, p. 16)
Sua base está na Palavra de Deus e a peculiaridade está na apresentação módica, simples, com linguagem acessível, adaptada à mentalidade contemporânea; estendendo-se aos problemas reais e de caráter missionário. Seus dezesseis documentos foram elaborados para dentro da Igreja – Ad Intra – e para fora da Igreja – Ad Extra - com constituições como, Lumen Gentium, Dei Verbum, Sacrosanctum Concilium e Gaudium et Spesdecretos como Unitatis Redintegratio, Orientalium Ecclesiarum, Ad Gentes, Christus Dominus, Presbyterorum Ordinis, Perfectae Caritatis, Optatam Totius, Apostolicam Actuositatem, Inter Mirifica e declarações como Gravissimum Educationis, Dignitatis Humanae e Nostra Aetate. A preocupação era não somente para com os cristãos católicos romanos, mas também com os orientais, com os demais cristãos, com os não cristãos, etc. Em suma: o desafio de romper os muros e ir de encontro com o mundo pós moderno, sem perder a sua identidade.
(Continua no próximo mês)           

Imaculada Mãe de Deus, rogai por nós!
Paz e bem!
Muito obrigado por nos ajudar.

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos