Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

70 mil no Bote Fé Niterói


Por:RITA VASCONCELOS* (Portal Um)
No Domingo da Solenidade de Pentecostes mais de 70 mil jovens reuniram-se, na praia de Icaraí, para receberem os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Em um momento histórico, a Arquidiocese de Niterói acolheu o Ícone de Nossa Senhora e a Cruz Peregrina no maior e último Bote Fé de âmbito regional do país, antes da JMJ Rio2013.
Em uma linda tarde de sol, os jovens fluminenses curtiram os shows da banda Frutos de Medjugorje e Missionário Shalom, enquanto aguardavam a chegada dos presentes do beato João Paulo II, patrono da JMJ Rio2013. Enquanto isso, o ícone e a cruz dirigiam-se em carro fechado após se despedirem da Diocese de Campos dos Goytacazes e Administração Apostólica de São João Maria Vianney. 

Em seguida, os Símbolos da JMJ partiram da Ilha de Mocanguê, localizada no interior da baía de Guanabara, e seguiram a bordo de um navio da Marinha do Brasil, passando pelo Caminho Niemeyer, um conjunto de equipamentos culturais do município de Niterói de grande valor arquitetônico de Oscar Niemeyer.

Ao chegarem na praia de Icaraí, jovens representes das 10 dioceses do Regional Leste 1 receberam a cruz e o ícone e seguiram até o altar para participarem da Santa Eucarística.

O presidente do Regional Leste 1 e do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta prestigiou o evento em uma pequena participação.

“É muito bonito de ver a manifestação de amor à Igreja nesta recepção dos Símbolos da JMJ de todo esse povo de Deus. Este é o momento especial que todos vocês têm: um encontro com o Senhor, um encontro com Cristo. Que todos voltem para casa com o coração mais afervorado e reanimado e levem a todos os demais irmãos. É por causa de Cristo que estamos aqui. É por causa Dele que acontece a Jornada Mundial da Juventude”, disse Dom Orani.

A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, e concelebrada por bispos, vigários episcopais e padres das dez dioceses do Regional Leste 1.

“O meu coração de bispo está feliz em poder acolher tantos irmãos e irmãs em nossa Arquidiocese neste evento Bote Fé. É o último Bote Fé regional, que acontece em âmbito estadual, antes da realização da Jornada Mundial da Juventude. Acolhemos com fé a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos entregues aos jovens pelo Beato João Paulo II. E por feliz coincidência da Divina Providencia, celebramos hoje na Igreja a Solenidade de Pentecostes”, alegrou-se Dom José Francisco.

À luz do evangelho, Dom José exortou aos fiei: “Com a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e Nossa Senhora, a Igreja anuncia corajosamente o mistério da morte e ressurreição de Jesus. E quase ao final, no discurso de despedida, Jesus nos diz: Tenho ainda muitas coisas para dizer-vos, mas não são capazes de compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, ele Vos conduzirá à verdade plena”, destacou.

Após a Celebração Eucarística, a animação ficou por conta do cantor católico Tony Alisson, que possibilitou os presentes momentos de louvor e oração.

O diretor do Setor Pré-Jornada do COL da JMJ Rio2013 e referencial de juventude no Regional Leste 1 da CNBB, padre Jefferson Merighetti, destacou que os jovens do estado do Rio de Janeiro e de todo o Brasil vivem um momento histórico de conversão e evangelização.

“Eu tenho acompanhado esses 19 meses de peregrinação dos Símbolos da JMJ. Desde quando chegaram em São Paulo, em setembro de 2011, eles não só vem preparando os jovens para a JMJ como também tem possibilitado ter um encontro especial com Jesus Cristo. É uma alegria muito grande ver esses Símbolos aqui no estado do Rio de Janeiro. Eles que chegaram por Itatiaia, na Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, e agora neste Bote Fé Regional, fortalecem, ainda mais, a juventude da nossa Igreja Particular”, destaca padre Jefferson.

Para finalizar o Bote Fé Niterói e a Festa de Pentecostes, jovens e adultos puderam, com a presença do Santíssimo Sacramento, viver um momento de adoração e unção, ainda na praia de Icaraí.

Em seguida, o Santíssimo Sacramento, acompanhados dos Símbolos da JMJ e de milhares de jovens e adultos, seguiram em procissão até o Santuário das Almas, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, onde permaneceram em vigília. 
*http://www.portalum.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5764:bote-fe-niteroi-reune-70-mil-pessoas-na-praia-de-icarai&catid=83:brasil&Itemid=460

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos