Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

História e vida Franciscana em Araruama

O PRINCÍPIO DE TUDO... CHEGADA DA ORDEM FRANCISCANA EM NOSSA REGIÃO!

 Nossa história franciscana em Araruama/RJ começou no período de governo de Fr. Lourenço como Comissário Provincial no Brasil da Província Imaculada Conceição dos EUA. Seu governo foi memorável pelo início da atividade missionária naquelas áreas do Estado do Rio de Janeiro, que por muitos anos haviam sido abandonadas espiritualmente. Ao convite de D. João da Matha de Andrade e Amaral, Bispo de Niterói, ele aceitou três paróquias com um total de 40.000 fiéis espalhados numa área de aproximadamente 1.600 km2. Fr. Júlio foi escolhido como pioneiro para essa obra. Em 26 de janeiro de 1952, ele celebrou missa em SÃO VICENTE DE PAULA numa igreja abandonada de mesmo nome. Materialmente e espiritualmente, ele se deparou com condições muito pobres. No domingo seguinte, ele foi para SILVA JARDIM. Lá, ele encontrou um catolicismo quase morto, e foi recebido muito friamente. Foram inícios desanimadores; mas indicava muito trabalho a ser feito. Fr. Lourenço, portanto, designou Fr. Cristiano para auxiliar Fr. Júlio, fornecendo-lhes um jipe, e permitiu que eles morassem em Silva Jardim em 31 de maio de 1952. Lá eles fizeram sede por um ano, mas raramente podiam estar em casa, pois estavam continuamente pelas muitas capelas de ambas paróquias. Muito vagarosamente, sinais de um reavivamento religioso foi se manifestando.
O Bispo, encantado com os resultados, ofereceu mais uma e maior paróquia para os cuidados dos frades: SÃO SEBASTIÃO EM ARARUAMA. OS FRADES CHEGARAM LÁ EM 28 DE MARÇO DE 1953. Essa paróquia apresentou uma resposta imediatamente melhor; então, foi decidido que lá seria um lugar apropriado para um convento permanente e para uma escola primária, que foi completada em outubro de 1954. O convento, já existente em alojamentos temporários, data a sua ereção canônica de 21 de setembro de 1953. Com três paróquias sob o cuidado dos frades, os operários eram poucos para as dimensões da messe. Por isso, em 25 de fevereiro de 1954, Fr. Manoel Spataro foi destinado de Andrelândia para Araruama, e foi pároco de São Vicente. Fr. Cristiano tornou-se pároco de Silva Jardim, e FR. JÚLIO, JÁ SUPERIOR DO CONVENTO, FOI FEITO PÁROCO EM SÃO SEBASTIÃO, ARARUAMA (Como podemos constatar, as necessidades pastorais absorviam completamente a atenção dos nossos missionários, eles heroicamente mantiveram uma estrutura pastoral vasta e exigente; isto, muitas vezes com o sacrifício da vida comunitária conventual). Mais um jipe e uma moto deram-lhes maior habilidade para cobrir a extensa área sob seus cuidados. Em breve, a missa passou a ser celebrada em intervalos regulares em 12 capelas, além das três igrejas paroquiais (São Vicente, Silva Jardim e Araruama). O catolicismo foi regularmente ensinado num equivalente número de escolas. O progresso foi lento, mas firme. ARARUAMA DESENVOLVEU-SE MAIS DEVIDO À RESIDÊNCIA DOS FRADES, QUE FORNECIA UM CONTATO MAIS CONTÍNUO COM O POVO.
 (texto de Frei Ronaldo Gomes, com pequenas compilações e destaques)











Nenhum comentário:

Os Mais Vistos