Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sábado, 6 de abril de 2013

Franciscano é nomeado Secretário da Congregação para a Vida Consagrada

Ministro-Geral OFM nomeado secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Prefeito afirma "a Vida Consagrada deve 'surpreender'"
Cidade do Vaticano (Rádio Vaticano) - O Santo Padre nomeou Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (cujo Prefeito é o Cardeal brasileiro João Braz de Aviz) o Fr. José Rodríguez Carballo, Ministro-Geral da Ordem Franciscana dos Frades Menores, elevando-o à sede titular de Belcastro, com dignidade de Arcebispo.
Dom Carballo estava no seu segundo mandato como Ministro-Geral da Ordem, 119° sucessor de São Francisco de Assis. Em novembro de 2012, foi eleito também Presidente da União dos Superiores Gerais.

É membro das Congregações para a Evangelização dos Povos e para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, participou dos Sínodos dos Bispos de 2005, 2008 e 2012, e do Sínodo para o Oriente Médio em 2010; participou também da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano de Aparecida em 2007.

É autor de inúmeros artigos e livros sobre a Vida Consagrada e religiosa, sobre a Teologia Pastoral, sobre a Sagrada Escritura e sobre a espiritualidade franciscana.

Dom Carballo sucede a Dom Joseph William Tobin.

Vida consagrada deve "surpreender" o mundo para combater estagnação

O Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Card. João Braz de Aviz, encerra este sábado, com uma celebração eucarística na Basílica Vaticana, a 60ª Assembleia da União dos Superiores Maiores Italianos (USMI).

Na abertura do evento, no dia 3, os religiosos se dirigiram ao Papa Francisco: “Hoje, na sua pessoa, o céu nos deu um presente tão belo, tão simples e tão essencial que nos impressiona, nos enche de maravilha. É por isso que o acolhemos na simplicidade rigorosa de suas palavras, porque a vida religiosa na Itália quer dar espaço ao seu magistério”. Mas sem esquecer Bento XVI: “Os seus ensinamentos e os seus gestos ressoam no nosso coração não como uma lembrança, mas como um carinho que continua a iluminar, a curar, a gerar paz e esperança”.

Um dos principais desafios da vida religiosa na Itália é a falta de vocações – que levou ao envelhecimento dos institutos. “A estagnação se infiltra e há grande incerteza acerca da relevância da nossa vida e da missão”, afirmou a Presidente da USMI, Madre Ballarin. Segundo ela, os jovens não veem a vida religiosa como uma escolha importante ou como um ideal de vida em que podem realizar suas aspirações.

Ao invés, conclui, é preciso manter as portas abertas aos desígnios de Deus – posição compartilhada pelo jesuíta Marko Ivan Rupnik. “Se as nossas obras não suscitam nas pessoas o louvor Deus-Pai – afirmou o famoso mosaicista – servem para pouco. A vida consagrada deve surpreender o mundo, propondo um estilo de vida espiritual que vença o individualismo, o verdadeiro mal da nossa sociedade.”
(BF)
Fonte:RádioVaticano:http://pt.radiovaticana.va/news/2013/04/06/vida_consagrada_deve_surpreender_o_mundo_para_combater_estagnação/bra-680194

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos