Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"Renuncia, assim, ao Trono de Pedro, o 265º Bispo de Roma"

As 20h na Itália, 16h no horário oficial brasileiro: fecha-se o portão principal da residência de Castel Gandolfo e a Guarda Suíça retorna ao Vaticano. O Santo Padre entrega o Anel do Pescador a fim de que seja destruído pelo Cardeal Camerlengo, como pode o nº 13 da Constituição Universi Dominici Gregis: "tomem providências no sentido de fazer anular o Anel do Pescador e o Selo de chumbo, com os quais são expedidas as relativas Cartas Apostólicas".

 lImagem do filme estado-unidense Angels & Demons 

Renuncia, assim, ao Trono de Pedro o 265º Bispo de Roma, Sua Santidade, o Papa-emérito Bento XVI.

Durante os 2.863 dias ocupando a Cátedra Petrina viajou a 26 países (em 2007 nos visitou) e 36 cidades italianas, batizou 120 bebês, ordenou 127 diáconos ao sacerdócio, sagrou 22 presbíteros ao episcopado, elegeu 1.317 bispos (125 destes para o Brasil), impôs o pálio a 301 arcebispos-metropolitanos (sendo 33 brasileiros), confirmou a eleição de 3 arcebispos-maiores, concedeu a comunhão eclesiástica a 5 patriarcas orientais e criou 90 cardeais (3 deles brasileiros).

841 veneráveis foram beatificados (8 nasceram ou residiram no nosso país), canonizou 45 bem-aventurados (1 brasileiro, o primeiro nascido nestas terras), foram 8 solenidades do Natal e 7 da Páscoa presididas, nos abençoou com 16 bênçãos Urbi et Orbe, convocou 5 sínodos e escreveu 3 encíclicas.

Inúmeras audiências, discursos, aplausos, lágrimas, ósculos em seu anel, mas o mais sublime são 1,2 bilhão de pessoas em comunhão ao Pontífice Romano no amor à Santíssima Trindade.

Sede vacante*
Com seu pontificado ficamos mais sábios, mais teólogos, mais zelosos pela liturgia. Ficamos mais extraordinários. Ainda nesta mesma hora, inicia a vacância da Santa Sé a espera do 266º Bispo de Roma e Papa da Igreja Católica Apostólica Romana.

http://www.vatican.va/video/index.html

*EXPLICAÇÃO DA IMAGEM ACIMA: O Brasão da Santa Sé durante o período de Sede Vacante, com as chaves de ouro e prata do céu, símbolo do papado, cobertos pelo ombrellino.
Normalmente o ombrellino está aberto, mas neste período ele se encontra da forma como aparece na imagem, fechado para simbolizar o momento de vacância e espera.

Nos unimos, como Igreja de Jesus Cristo, ao nosso Papa emérito Bento XVI para celebrar uma grande vigília de espera pelo novo Sucessor de Pedro.


Fonte:https://www.facebook.com/DiretoSacristia

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos