Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Peregrinação a Ósimo e a Loreto

Frades capitulares recebem relíquia em comemoração dos 350 anos da morte de São José de Cupertino

Um domingo de peregrinação para os frades Capitulares. No 07h00min três ônibus estavam esperando na “Piazza João Paulo II” para levar os frades ao Santuário Franciscano em Ósmio.
O tempo não era promissor e a neve caiu bastante e os Apeninos de um céu escuro. A paisagem branca era encantadora e as estradas limpas e transitáveis. Chegando a Ósmio e sentindo muito frio, os frades celebraram a Missa Solene da "peregrinação" em honra de São José de Cupertino, cujo 350 º aniversário de morte é comemorado este ano.
No início da missa, o Guardião do Convento Frei Pietro Guerrieri leu um breve relato sobre a história do Santuário e da sua associação com São José.
O prefeito da cidade deu as boas-vindas ao Ministro Geral Frei Marco Tasca, e ao Frei Lanfranco Serrini, ex-Ministro Geral, que veio da Província das Marcas, e a todos os frades. A homilia foi feita pelo Frei Giancarlo Corsini, Ministro Provincial das Marcas, que no final da Liturgia, juntamente com o Frei Michele Pellegrini, Provincial da Apúlia, presenteou cada Frade Capitular, com um ícone do "O Santo Voador" e uma preciosa relíquia para levar para cada Jurisdição da Ordem. As relíquias foram tomadas durante o recente reconhecimento do corpo do santo.
 Antes do almoço, os Frades tiveram a oportunidade de visitar a "pequena cela", em que São José foi confinado por seis anos e a renovada Cripta onde está os seus restos mortais.
Na parte da tarde os capitulares continuaram a peregrinação até Loreto. Quando eles chegaram ao Santuário Mariano, o Ministro geral conduziu a oração do rosário em frente à Santa Casa de Nazaré, usando a mesma coroa que pertencia a São José de Cupertino.
Cantando a Ladainha de Loreto os frades vêm em procissão para dentro das paredes que foram testemunhas da Anunciação a Maria, mostrando a devoção de toda a Ordem.
Na sala pintada por Pomarancio, recentemente restaurada, um Frade Capuchinho (guardião do santuário de Loreto) apresentou para os confrades Conventuais a história e a arte associada ao santuário. Cerca de 04h30min, com um esplêndido sol de inverno que tinha dispersado as nuvens pesadas de neve, os frades começaram a sua jornada de volta a Assis, espiritualmente elevado pela Peregrinação, pela amizade e acolhida experimentada durante este dia festivo.
Frei Alessandro Ratti OFMConv























http://www.capgenofmconv2013.info/index.php?option=com_content&view=article&id=239:10-02-2013&catid=38:quarta-settimana&Itemid=65&lang=it


Nenhum comentário:

Os Mais Vistos