Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Encerrado o 200º Capítulo Geral OFMConv


Aconteceu hoje a última sessão do Capítulo Geral

Os frades capitulares, depois de celebrarem a oração da manhã, se reuniram no Salão para prosseguir com os requisitos finais do Capítulo. Frei Oliviero Svanera foi o moderador.
No início da reunião foi eleita uma aplicação adicional (n º 29), que reuniu e promoveu várias propostas para o próximo sextênio que resultaram das discursões abertas. O Ministro Geral, em seguida, pediu que a escolha do novo Ecônomo Geral para substituir Frei Giorgio Silvestri, fosse deixada para ele e o Definitório Geral. Frei Giorgio agradeceu pela realização do seu trabalho. O Capítulo aceitou a proposta do Ministro Geral.
A "Mensagem Final" dirigida à Ordem, após a leitura, edição, comentários, além de algumas intervenções, foi aplaudida e aprovada pela Assembleia Capitular. Frei Marco Tasca também leu uma carta que será enviada, em nome dos Frades Menores Conventuais, ao Santo Padre para expressar sua proximidade com o Papa Bento XVI, por ocasião de sua renúncia ao Pontificado.
Após um breve intervalo foi anunciada a sexta e última sessão como parte final do Capítulo Geral. Frei Marco Tasca, como o sucessor de São Francisco, realizou uma exortação conclusiva dirigida aos frades, tendo em vista o retorno dos capitulares às suas respectivas jurisdições: "A Ordem vai mudar se cada irmão mudar", reitera o Geral. O Ministro também dá algumas orientações programáticas para a sua ação e do seu Definitório Geral durante os seis anos que se iniciam.



Finalmente, seguindo as orientações do Conselho Administrativo do Capítulo, o moderador convida a lembrar, e, a rezar pelo repouso dos frades falecidos, esta oração foi recitada em latim pelo Frei Luigi Costantini.
Seguindo o rito capitular com a pergunta: "Vocês concordam em pôr fim ao Capítulo e suas ações?" Todos respondem afirmativamente.
Entre os reconhecimentos feitos pelo Secretário Geral, se destaca, principalmente, ao Frei Lanfranco Serrini cuja presença em todo o Capítulo deu um belo testemunho  e que foi muito apreciado por todos. Aplausos e sentimentos de gratidão são expressos com os nomes dos frades que colaboraram na organização e realização do Capítulo.
Finalmente, a Assembleia foi dissolvida pelo Ministro Geral com a Bênção Solene e as palavras com que o Pai Seráfico despediu-se dos frades.







Frei Vincenzo Marcoli, Secretário Geral, presidiu a Missa. Ele trabalhou incansavelmente, sempre com um sorriso, para coordenar todas as atividades laboriosas do Capítulo Geral.
Às 21 horas, para selar o Capítulo, um concerto com a Orquestra de Câmara da Úmbria, realizada com a presença dos membros do 200º Capítulo Geral na Basílica Inferior de São Francisco de Assis, dirigida pelo Frei Giuseppe Magrino, Diretor do Coro da Basílica, com músicas que ele mesmo tinha composto. 


Frei Alessandro Ratti OFMConv (tradução São Francisco em CONVersa)


Nenhum comentário:

Os Mais Vistos