Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Criação e unificação de províncias na Ordem


Após checar o número preciso de frades com direito a voto, primeiro de uma emenda no n º 14 do Diretório, foi apresentado por Frei Franco Buonamano, Ministro Provincial da Úmbria o  Nº 22 do Instrumentum Laboris, que trata do início da unificação cinco Províncias da Itália Central  (Margraviate, Úmbria, Toscana, Sardenha e Romana).
Seguindo esta pauta, Frei Justin Biase e Frei James McCurry apresentam o Nº 23 sobre a conclusão da unificação das duas Províncias americanas da Imaculada Conceição e Santo Antônio de Pádua das quais são Provinciais respectivamente. Esta unificação está prevista para ser concluída no final de 2014.
Essas unificações permitirão a essas jurisdições aumentar o número de frades em cada convento, e assim, melhorar as oportunidades vocacionais e formativas, a vida das fraternidades, com a esperança de que a Ordem irá rejuvenescer, mesmo sacrificando estruturas importantes e presenças queridas, que têm dado tanto para a história da família Conventual e do Carisma Franciscano.
As Moções 22 e 23 foram aprovadas quase por unanimidade. O processo de unificação e consolidação vai continuar.



Após o intervalo, veio o tão esperado Tema: a Moção de n º 21 relativa à elevação a uma Província, a Custódia presente no México dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe. A Custódia que é uma Circunscrição ainda não autônoma nasceu da Missão dos Frades Siciliano na América Central em 1977, apoiado também pelos frades da Província de São Boaventura, dos Estados Unidos. O Ministro Provincial da 'Província Mãe' Frei Angelo Busa, leu um relatório positivo sobre a situação e as atividades da Custódia.
Em seguida, Frei José Luis Alcantar Solis, o Custódio, deu um Relatório históricos, estatísticos e as perspectivas futuras da presença dos Franciscanos Conventuais no México. Finalmente, Frei Jorge Fernandez, da FALC, leu o relatório sobre a visita canônica realizada, e confirmou que as disposições necessárias, profissional e econômica para a construção de uma Província estavam prontas. Um forte e alegre aplauso saudou a aceitação do voto favorável que ratificou o acontecimento histórico do nascimento da Província Mexicana dos Frades Menores Conventuais. A celebração eucarística em memória de Nossa Senhora de Lourdes foi presidida pelo Frei José Luís, com o Provincial da Sicília Frei Spoto Gaimbattista, que foi o primeiro Custódio do México.
A refeição festiva para a importante decisão tomada pelo Capítulo foi marcada pela tristeza com a notícia inesperada da renúncia do ministério petrino feita pelo Papa Bento XVI.
Frei Alessandro Ratti (tradução SFC)
http://www.capgenofmconv2013.info/index.php?option=com_content&view=article&id=247:11-02-2013&catid=38:quarta-settimana&Itemid=65&lang=pl

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos