Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Celebração de Envio dos capitulares



Ministro Geral.: Queridos irmãos, chegamos ao final deste Capítulo Geral, antes de voltar para nossas jurisdições, ainda quero fazer um gesto importante: invocar com fé o Espírito Santo, porque a sua luz guia os nossos passos e nos conduzir a Seus caminhos. Os presidentes das sete Conferências / Federações da Ordem, que serão a voz de todos os irmãos para pedir o dom de um novo Pentecostes, que Assis alcance todos os nossas fraternidades em todo o mundo. Nós nos juntamos a elas para receberem o dom do Espírito e vamos usá-las como instrumentos dóceis.
(Durante o canto de um cânone de invocação ao Espírito Santo, os presidentes, que estão dispostos em semicírculo em frente ao altar, de acordo com a ordem estabelecida, e proclamará uma invocação após receber uma lâmpada pelo Ministro Geral. Entre cada invocação “repete o cânone”).

Cânone: Vem Espírito Santo de Deus, como vento que sopra sobre a Igreja. Venha como fogo, fogo sobre nós, para sermos verdadeiras testemunhas de Jesus.


Presidente da AFCOF: Vinde ó Espírito Santo, a guiar-nos também como orientou o Filho de Deus em Sua missão como Mestre e Pastor de seus irmãos: ajuda-nos a descobrir o dom de sermos filhos de Deus. Faça-nos discípulos capazes de conduzir nossas vidas com a Palavra Eterna e para compartilhar com todos a vocação à vida divina.
Presidente da CEC: Vem, ó Espírito Santo, que guiou os apóstolos a viverem com Jesus para aprender d’Ele as palavras do Pai, e, em seguida, continuar a missão de Cristo; vem sobre nós, pois aprendemos a estar com ele para conhecê-lo, e torná-lo conhecido para cada irmão que encontrarmos.
Presidente da CEO: Vem Espírito Santo, coragem dos Apóstolos, soprar em nossas velas e nos ajudar a remar mar adentro, para trazer a fé distante: concede o seu amor que não tem limites e a não parar em nossa pobreza e vulnerabilidade.
Presidente da CFC: Vem ó Santo Espírito, que fala para a Igreja no cotidiano da nossa vida. Faça todos os batizados e a nós, antes de tudo, ouvintes atentos da Palavra de Cristo e humildes e mansos pregadores da infinita misericórdia do Pai.
Presidente CIMP: Vinde Santo Espírito, que envias missionários ao redor do mundo, somos também missionários em nossa sociedade, especialmente para as últimas pessoas e aos jovens que estão procurando no Evangelho um farol de esperança e uma promessa de felicidade plena.
Presidente da FALC: Vinde, Espírito Santo, e converte as nossas comunidades para que se tornem locais de verdadeira fraternidade, onde prevaleça o diálogo, e um profundo e sincero respeito pela diversidade, onde o amor e a misericórdia supere qualquer divisão. Dê-nos Fraternidades "contagiosas" e que difundam em sua volta o perfume da Caridade. 
Presidente da FAMC: Vem Ó Espírito Santo, amor sem fim, dê-nos a sua sabedoria para realizar a missão com consciência atenta aos sinais dos tempos e as necessidades profundas das pessoas de hoje. Abrir as portas de nossos corações e das mentes, de modo que incentivado, possamos seguir nos caminhos da humanidade, ouvir suas necessidades e falar como Jesus aos seus corações e às suas vidas para dar-lhes a fé e a esperança.


Ministro Geral.: Ilumina Pai estes teus filhos, reunidos aqui, entorno do túmulo do Seráfico Pai São Francisco, em nome e diante de toda a Ordem e da Igreja, a missão dos apóstolos, porque são ouvintes da Palavra que salva e anunciadores incansáveis ​​do Evangelho. Incutir-lhes o Paráclito Espírito Santo, o Espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de piedade, e enchê-los com o espírito de admiração e reverência. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém.
Ministro Geral.: Caríssimos, queremos elevar outra oração, neste Ano da Fé, à Maria nossa Mãe e advogada da Ordem Seráfica, para que, com sua intercessão, nos ajude a sermos homens consagrados "crentes" e "confiáveis​​".

Todos: Santa Maria, uma mulher que acredita nos ajude a ter a coragem de ir de volta para o centro da nossa vida. Tu que não tivestes medo de se render à Palavra, para se tornar Carne em ti para a nossa salvação, ensina-nos a dar o salto de fé com a força de um "sim" ganhar todos os "se" e todos os "mas”. Leve-nos para o seu Filho, a verdadeira pérola de grande valor, e ajuda-nos a compreender o verdadeiro valor das coisas que são de valor inestimável. Amém!

Salve Sancte Pater, pàtriæ lux,
forma Minórum: virtútis spéculum,
recti via, régula morum;
carnis ab exílio duc nos ad regna polórum.

Oração final (todos os Capitulares)
Ricordati, o padre nostro Francesco, di tutti noi tuoi figli. Tu, o santissimo, conosci perfettamente come, angustiati da gravi pericoli, solo da lontano seguiamo le tue orme. Dà a noi forza per resistere, purificaci perché risplendiamo, rendici fecondi perché portiamo frutto. Ottieni che sia effuso su di noi lo spirito di grazia e di preghiera, perché abbiamo la vera umiltà che tu hai avuto, osserviamo la povertà che tu hai vissuto, meritiamo quella carità con cui tu hai sempre amato Cristo crocifisso. Egli vive e regna con il Padre e lo Spirito Santo nei secoli dei secoli. Amen. (FF 224)

Bênção Solene

Ministro Geral.: Benedícat vos Dóminus, et custódiat vos. 

Tutti: Amen.

Ministro Geral.: Illúminet fáciem suam super vos, et misereátur vestri. 

Tutti: Amen.

Ministro Geral.: Convértat vultum suum ad vos, et donet vobis suam pacem. 

Tutti: Amen.

Ministro Geral.: Benedícat vos omnípotens Deus, Pater et Fílius + et Spíritus Sanctus. 

Tutti: Amen.

Diácono: A alegria do Senhor seja a nossa força, ide em paz.
Todos: Graças a Deus

Representantes das Federações com o Ministro Geral

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos