Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Questões canônicas e econômicas no Capítulo Geral



Com a oração multilíngue na Basílica de São Francisco, presidida em Inglês, por Frei Tadeusz Świątkowski, Assistente Geral AFCoF, começa o dia capitular.


Na sala capitular, às 9h00, Frei Donald Kos, procurador-geral, apresenta o seu relatório. O procurador-geral tem a tarefa de ser um intermediário entre a Ordem e a Santa Sé representando a Ordem em todas as questões jurídicas, institucionais e pessoais dos frades no que se refere à Sé Apostólica.

No final do relatório, Frei James McCurry, Ministro da Província de Santo Antônio (EUA) da qual Frei Donald é nativo, agradece em nome de todos pelos 54 anos de serviço à Ordem, realizado em Roma, por sua discrição excepcional em questões delicadas, como os pedidos de saída de frades da Ordem. Foram feitas perguntas de esclarecimento sobre estes assuntos.

Sobre os procedimentos de despensa, Frei Donald salienta a importância de não deixar em aberto durante anos situações pessoais, mas regularizar o mais breve possível, para o bem das pessoas e da Ordem, com responsabilidade.

Na retomada do trabalho, o Tesoureiro Geral, Frei Giorgio Silvestri, apresentou o relatório sobre as demonstrações financeiras da Cúria Geral. Depois de um "tour na economia mundial", oferecido ontem ao Capítulo, Frei Silvestri apresenta as contas da economia central da Ordem, que – apresentado de forma tão transparente e em ordem - apesar das crises financeiras globais, desfrutamos de boa saúde, “graças à Providência de Deus, aos colaboradores competentes" e uma gestão cuidadosa.

Prioridades atuais e futuras são principalmente bolsas de estudo para os frades em formação (o número de que - como apontado pelo Frei Silvestri - continua a crescer.); Missões de apoio à jurisdição, que são desprovidas de adequadas oportunidades econômicas para zelo missionário. No final o Tesoureiro-Geral pediu às províncias solidariedade, típico do franciscano, às necessidades de toda a família religiosa.

Uma pergunta sobre as linhas que guiam os investimentos (política financeira da Ordem) foi oferecida a possibilidade de Frei Giorgio enfatizar como a atenção para o uso cristão e ético dos recursos econômicos, um dos principais compromissos desta administração.





Ao meio-dia foi celebrada a Santa Missa em Inglês com a presidência do Frei Justin Biase (Provincial da Província Imaculada Conceição - EUA) com a homilia do Frei Jude Winkler, fechando os trabalhos da manhã. Na parte da tarde o capítulo se reuniram em grupos os relatórios ouvidos durante estes dois dias.











Frei Alessandro Ratti (tradução para o português SFC)

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos