Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Maratona de nove relatórios aos capitulares


Após o Ofício Divino em honra de São Francisco de Sales, presidida pelo Frei Geraldo Monteiro, Ministro da Província de São Francisco (Brasil), o Capítulo se reuniu novamente na sala capitular para ouvir os relatórios dos vários aspectos da vida da Ordem.

O primeiro relator foi o secretário-geral da formação Frei Alcides Tofful Lindor, que debateu o estado da formação inicial e permanente na Ordem. Depois dele, falou Postulador Geral, Frei Angelo Paleri, que chamou a atenção para a necessidade de um interesse para as figuras proeminentes na Ordem, que podem servir como um exemplo de vida, e forneceu uma atualização sobre o estado dos processos individuais de beatificação e canonização de nossos confrades. Solicita, em particular para orar pela intercessão dos bem-aventurados e os servos de Deus, de modo a experimentar sua ajuda e obter os sinais necessários para o reconhecimento eclesial da santidade deles.
Seguindo Frei Jarosław Wysoczański informa ao capítulo sobre a situação da animação para a missão ad gentes e os projetos missionários da família Conventual e de questões tratadas pela Secretaria liderada por ele.
Frei Francisco Nel Leudo Murillo expõe seu relatório como responsável da "Justiça, Paz e Integridade da Criação." Logo depois, Frei Silvestru Bejan da CEFID, apresenta o relatório sobre as atividades da Secretaria-Geral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, apresentou os seus esforços para reunir as diversas jurisdições da Ordem no "Espírito de Assis".
A missa do meio-dia é presidida pelo Custódio do México Frei José Luis Alcantar com a homilia diária do Frei Jude Winkler.

Após a Hora Média da tarde, o capítulo ouvir o relatório do Assistente Geral da OFS e da Juventude Franciscana; Frei Martin Bitzer indica a necessidade de valorizar a vocação dos franciscanos seculares e na importância dos frades se esforçarem na prestação de assistência espiritual para eles.
O Assistente Internacional da MI Frei Raffaele Di Muro resumiu a vida e obra da Milícia da Imaculada, uma associação que continua a crescer, incentivou os outros confrades para construir uma comunidade de membros.
O Delegado Geral para a Segunda Ordem Frei Edoardo Brentari falou da vitalidade da vida contemplativa, mas também mencionou a dificuldade vocacional e formativa das 380 Clarissas ligada à família Conventual.
Frei Fermino Giacometti ilustrou o delicado trabalho da Comissão para a Revisão das Constituições. Apresentando o andamento do processo de estudar os documentos que atualizam e interpretar a Regra Franciscana como o "carisma da Conventualidade" no tempo do multiculturalismo. O coordenador da Comissão encoraja um interesse cada vez maior entre os frades e o envolvimento no trabalho de Revisão das Constituições.

Não faltou durante todo o dia numerosas perguntas aos relatores para o Capítulo, sinal de interesse, aos variados assuntos abordados. A oração da noite saudou a chegada do descanso merecido.


Frei Alessandro Ratti OFMConv tradução SFC
Fonte: http://www.capgenofmconv2013.info/index.php?option=com_content&view=article&id=129:24-01-2013&catid=35:prima-settimana-1901-2601&Itemid=62&lang=es

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos