Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Início dos trabalhos na Assembleia capitular


Inicia a primeira sessão do Capítulo com o hino Veni Creator, seguindo os procedimentos das formalidades exigidas pelo Diretório. É confirmado secretário-geral do Capítulo. Frei Vincenzo Marcoli, e como Secretário da Ata (atuário) Frei Luigi Costantini, que leu uma lista de nomes de todos os membros do Capítulo Nesta ocasião, o Ministro Geral recordou em oração os irmãos enfermos, delegados que, portanto, não poderão participar deste encontro.

Posteriormente, o atuário em nome de Frei Marco Tasca, proclama solenemente o início do Capítulo Geral, cuja missão é: "examinar a vida religiosa na Ordem, a eleição do Ministro Geral e seu Definitório e discutir os problemas da nossa Ordem", exortando os capitulares à oração e buscar a Glória de Deus em cada ação do Capítulo Geral. Imediatamente após, os grupos das Conferências e as Federações se reuniram para votar sobre a organização interna de cada grupo e propor candidatos para o Capítulo nas suas determinadas funções e representações.
No recomeço da Assembleia são eleitos para a Presidência do Conselho os Presidentes das Conferências. Frei Cesar Essayan (Líbano), Frei Carlos Trovarelli (Argentina) e Frei Oliviero Svanera (Itália) confirmados como moderadores de reuniões do Capítulo.


Os capitulares suspenderam os trabalhos para a celebração da Santa Missa, às 12h00, presidida em espanhol pelo Frei Carlos Trovarelli, Ministro Provincial da Argentina e presidente da FALC. A homilia foi realizada - em Italiano e Inglês - pelo Frei Jude Winkler.


“Relatório do Ministro Geral:”. Está na hora de assumir riscos"
Na parte da tarde, depois da oração da hora média, introduzida por uma música japonesa cantada por Frei Lucas Tanizaki Shin-Ichiroh, lê os resultados da eleição dos Revisores de contas e os Auditores de causas. Em seguida, foi declarada aberta a segunda sessão do Capítulo. Durante esta sessão iniciou a leitura dos relatórios previstos pelo Diretório, que deverá continuar por uma semana.



O primeiro relatório feito Ministro Geral Frei Marco Tasca, que apresentou o estado da Ordem - os pontos positivos e os negativos - e a vida dos Frades espalhados em 65 países pelo mundo. Ao terminar a exposição de seu texto, o Ministro Geral responde as questões feitas pelos capitulares a fim de esclarecer alguns pontos para o Capítulo.
O Tesoureiro Geral, Frei Giorgio Silvestri, aproveitando um pouco de tempo, antecipa algumas informações sobre a economia global para contextualizar o seu relatório amanhã. O intenso trabalho realizado no início das reuniões da Assembleia capitular termina com as Vésperas, cujos salmos são recitados em diferentes idiomas.




mais momentos deste dia:







Nenhum comentário:

Os Mais Vistos