Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

domingo, 20 de janeiro de 2013

Inicia o 200º Capítulo Geral Franciscano



Começa o 200º Capítulo Geral dos Frades Menores Conventuais em Assis com a chegada dos frades convidados para representar os irmãos mais de quatro mil, espalhados pelos cinco continentes. A "máquina" para acolher os frades começou a se mover. À noite houve a celebração inaugural diante do túmulo de São Francisco.

Assis, durante o mês de janeiro é quase dormente. De acordo com os ritmos da natureza, a cidade do Poverello é inundada pela hibernação do inverno. Dentro do Sacro Convento e nos seus arredores, no entanto, gira um ir e vir dos Frades. Vieram hoje Provinciais, guardiões e delegados ao 200º Capítulo Geral Ordinário dos Frades Menores Conventuais, que será encarregado de fornecer linhas de orientação para a Ordem durante os próximos seis anos e quem vai estar neste momento da Ordem para governar.Entre os 99 delegados chegaram 88 terá direito a voto, outras ocorrem como ouvintes, ou seja, sem direito a voto.



Nos últimos dias, cerca de trinta frades, que servem como funcionários da Secretaria, intérpretes ou tradutores têm procurado dinamizar a máquina organizacional que permitirá que o capítulo desenvolva seu trabalho. Os quatro línguas oficiais da Ordem, de fato, requerem uma atenção especial à tradução de texto e interpretação simultânea de discursos em várias línguas para se ter na sala capitular. Esta nova ocorrência do capítulo é caracterizada por um uso notável de tecnologia: drives USB contendo documentos eletrônicos foram distribuídos aos frades, um serviço Web sem fio, lugares para ir em linha e um servidor de comunicação internos e garantir capacidade de download de texto em tempo real para ser produzido em diferentes idiomas. Tudo isso, além do fluxo de trabalho e da velocidade de distribuição de documentos, tem a vantagem de limitar a utilização de papel: preocupação ecológica combina com tecnologia de ponta.
Às 18h00min horas, na Basílica Inferior foi desenvolvido celebração de boas-vindas e inauguração do Capítulo Geral. São estes frades de 48 nações diferentes, que representam os irmãos espalhados em 65 países. Junto com o guardião do Sagrado Convento, Frei Giuseppe Piemontese, saudou o Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, e o prefeito de Assis, o Sr. Claudio Ricci, que saudou em nome da Igreja local e dos cidadãos de Assis os filhos espirituais de São Francisco que se reúnem para o Capítulo.
O guardião do Sacro Convento congratulou os irmãos de jornada em direção à fonte da “vocação e do carisma", que chegaram a Assis para ter "face a face com o Pai São Francisco "e para encontrar "inspiração e conforto" nestes lugares sagrados, cheio de história e beleza. O bispo de Assis dirigiu ao público um abraço renovado, em nome da Igreja de Assis, que era a mãe de Francisco, e recordou o gesto de boas-vindas oferecido Bispo Guido em seu abraço ao nosso fundador. Arcebispo Sorrentino pediu graça religiosa para florescer o carisma franciscano, que é tão necessário hoje, e caminhar com a Igreja, com o desejo de continuar o relacionamento e obediência a ele como São Francisco queria. Ele terminou sua saudação ao Capítulo assegurando a sua oração pessoal e de sua diocese, "para o fim de ser fiel a Jesus e seu Evangelho”.
O prefeito de Assis falou da necessidade de construir uma "nova economia de Comunidade", que é dominado por relações renovadas e imbuído de alegria, é preciso redescobrir, em uma sociedade que na construção de um "novo humanismo" deve inspirar-se do carisma franciscano.

Após Primeiras Vésperas do domingo, eles foram animados pelo coro da Basílica de São Francisco, os frades foram para a cripta do fundador e invocaram a orientação do Espírito Santo para o Capítulo Geral. Cada um dos Ministros responsáveis ​​pela Administração e delegações se juntou à procissão ao túmulo do santo, simbolicamente entregando nas mãos do Ministro Geral, Frei Marco Tasca um álbum de fotos com imagens de todas as comunidades e algumas publicações sobre a história e a atividade das jurisdições representadas. Para concluir este breve rito religioso, cantou a antífona Salve Sancte Pater, como uma unânime saudação ao Seráfico Pai, em torno de seus restos mortais. O clima de oração é enriquecido pela alegria da fraternidade compartilhada durante o primeiro jantar no refeitório dos frades capitulares do Sacro Convento.
Frei Alessandro Ratti OFMConv
Tradução do Espanhol São Francisco em CONVersa de http://www.capgenofmconv2013.info/index.php?option=com_content&view=article&id=104:al-via-il-capitolo-generale&catid=35:prima-settimana-1901-2601&Itemid=62&lang=pl


Nenhum comentário:

Os Mais Vistos