Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Começa a discussão dos temas propostos no Instrumentum Laboris

Visita dos Ministros Gerais Franciscanos e homenagem aos restos mortais de cinco  primeiros companheiros de São Francisco marcaram a quinta sessão capitular.
Missa de hoje foi realizada imediatamente após Laudes. Frei Marco Tasca presidiu-a cercado por todos os recém-eleitos do Definitório. No final da Eucaristia, Frei Jerzy Norel fez sua solene profissão de fé e o seu juramento como Vigário Geral. Todos os outros assistentes gerais, um de cada vez, prometeu solenemente a cumprir fielmente suas responsabilidades para com a Ordem.
A quinta sessão do capítulo, para lidar com as propostas do Instrumentum Laboris, começou às 10 horas na Sala do Capítulo.
Frei Fermino Giacometti apresentou a primeira proposta: sobre a continuação da revisão sistemática das Constituições. Após a apresentação, alguns esclarecimentos foram solicitados e recebidos.
Após o intervalo, os frades capitulares foram visitados pelos:
Ministro Geral dos Frades Menores: Frei José Carballo,OFM;                                                        
Ministro Geral dos Capuchinhos: Frei Mauro Jori, OFMCap;                                                           
Vigário Geral da TOR: Frei Bernat Nebot,TOR                                                                               
Ministra Geral da OFS: Encarnación del Pozo,OFS;                                                                          
Irmã Patrizia Nocitra Presidente da Federação Italiana das Clarissas Pobres Urbanistas;
Aguzzoni Raffaella Presidente Internacional da Milícia da Imaculada. 
Os Frades capitulares ouviram os cumprimentos de cada um de seus convidados ilustres, que expressaram a unidade e a cooperação significativamente mais ampla da grande Família Franciscana.






Cerca das 12h45min os membros do Capítulo, juntamente com os Ministros Gerais e as Presidentes desceram à Basílica Inferior para homenagear os corpos de cinco companheiros de São Francisco, cujos restos mortais foram examinados nos últimos meses.
Os restos mortais de Bernardo de Quintavalle, Silvestre de Assis, Guilherme da Inglaterra, Eleito de Assis e de Valentino de Narni que estão expostos nestes dias, antes de serem colocados de volta em seus túmulos no transepto direito da Basílica, sob o afresco da Virgem Maria em majestade de Cimabue.
Após o almoço, os diferentes grupos linguísticos, começaram a trabalhar de novo. Depois de recitarem a Oração da hora média, retomam o tema dos critérios a seguir na revisão das Constituições. Estes trabalhos chegaram ao fim com as Vésperas e jantar.

Frei Alessandro Ratti (tradução SFC) de: http://www.capgenofmconv2013.info/

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos