Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Avaliação do passado e planos para o futuro (Capítulo Geral)


Festa da Conversão de São Paulo começou com a solene Liturgia das horas na Basílica Inferior. Presidida pelo Assistente Geral da CFC Frei Jude Winkler.
As 9h, Frei Carlos Trovarelli moderou o encontro, na sala capitular; como síntese foi apresentada a discussão dos sete grupos sobre o relatório do Ministro Geral, do Procurador Geral e do Tesoureiro Geral.

Os frades que fazem o trabalho de secretariado correram em torno de tentar obter textos escritos para os membros do Capítulo e os tradutores simultâneos suaram ao tentar dar traduções razoáveis.

Após a pausa do meio da manhã, os frades aprenderam a usar os controles remotos pela votação eletrônica, seguindo as instruções paciente do Custódio da Gana, Frei Bortolino Maistrello.


Os capitulares, depois de ouvir a proposta do Conselho Presidencial, de desenvolver uma questão processual e decidir não manter a pesquisa exploratória antes da eleição do Ministro Geral, estabelecido no capítulo anterior.
Frei Vincenzo Marcoli explicou então o Guia de Avaliação da Ordem, com base no trabalho a ser realizado em grupos esta tarde e amanhã até o meio-dia. Discussão para ajudar na análise e avaliação da situação atual, bem como o planejamento dos próximos seis anos.
A missa foi celebrada em Inglês, hoje, presidida pelo Frei Ferena Lambe, Ministro Provincial da Zâmbia. A homilia do Frei Jude aplicada à conversão do Apóstolo dos gentios, a mudança necessária para cada um de amor-legalismo intransigente de Deus, que é experiente, e depois ser anunciador. Uma canção linguagem Chibemba acompanhou a apresentação dos dons para o altar.





Na sessão da tarde o Tesoureiro Geral e do Ministro geral respondeu às questões formuladas pelos grupos. Mais tarde, ele passou aos grupos uma reflexão avaliativa dos seis anos desde o Capítulo Geral Ordinária passado e as perspectivas para o futuro.

Esta primeira sexta-feira do nosso encontro Capitular concluiu com um exercício penitencial às 19h15min, presidida por Frei Jude Winkler, que tem servido como uma espécie de "diretor espiritual" para este capítulo. A celebração foi inspirada Paráfrase de São Francisco do Pai Nosso
Frei Alessandro Ratti (tradução para o português SFC)

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos