Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A eleição do Ministro Geral para segundo mandato

Frei Marco Tasca eleito para um segundo mandato como Ministro Geral

Aplausos ecoaram através da Sala Papal do Sacro Convento quando no primeiro escrutínio Frei Marco foi reeleito como Ministro Geral para os próximos seis anos.
Os frades capitulares estavam esperando por este dia, o dia mais importante do Capítulo, quando eles discerniriam quem seria o sucessor de São Francisco. O dia começou às 8 horas, com Laudes e Missa Votiva do Espírito Santo, presidida pelo membro mais velho do Capítulo, Frei Alfredo Calleja, Provincial de Malta. O pregador, Frei Jude Winkler convidou os frades a obedecer à voz do Espírito, e não apenas nesta eleição, mas também em estar disponível para ajudá-lo no Definitório Geral - como Provinciais e Custódios – em obediência aos irmãos que lhes foram confiados.










Cerca das 10 da manhã, os frades, reunidos na Sala Papal do Sacro Convento de Assis, oraram Veni Creator Spiritus. Frei Alfredo presidiu a eleição. Frei Luigi Costantini, Secretário da Ata, pediu a todos os frades sem direito a voto para deixarem o salão. Após a chamada, as cédulas eram distribuídas e depois os 86 frades com direito votaram. Logo após os votos serem lidos, soaram os aplausos dos frades: Frei Marco Tasca foi eleito Ministro Geral dos Franciscanos Conventuais para os próximos seis anos, por mais de dois terços dos votantes. Frei Luigi Costantini, recebeu o consentimento, proclamou-o oficialmente eleito.
Os sinos da Basílica de São Francisco ressoaram com alegria por um longo tempo, felizes, os frades entraram em procissão ao túmulo do Seráfico Pai entoando o Te Deum. Frei Marco Tasca fez a sua Profissão de fé e jurou fazer tudo em seu poder para que os frades observem a Regra e as Constituições da nossa Família Franciscana e em fortalecer a vida religiosa dos Frades cada vez mais coerente com o Evangelho. Finalmente cada um dos frades abraçou o Ministro Geral como um sinal de obediência.
Os frades retornaram à sala capitular, após o almoço, para a oração da tarde. Houve um breve discurso Ministro neo eleito. Frei Marco Tasca pede então, para os frades reunirem os grupos, divididos pelas Federações/Conferências, a fim de formular as listas de possíveis candidatos para Assistentes Gerais, para compor o seu Definitório.




As 19h15 na Basílica Inferior a comunidade dos Frades do Sacro Convento se juntou aos Frades capitulares para rezarem solenemente as Vésperas. O Ministro Geral presidiu a oração e Frei Giuseppe Magrino dirigiu o glorioso Coro da Basílica de São Francisco de Assis.

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos