Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Brilha uma LUZ sobre nós...

Por:  Ude Macedo*
Brilha uma LUZ sobre nós, pois nasceu para nós o SENHOR!

“Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor” (Is 11,1-2).

“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz. Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos. 3. Porque o jugo que pesava sobre ele, a coleira de seu ombro e a vara do feitor, vós os quebrastes, como no dia de Madiã. Porque todo calçado que se traz na batalha, e todo manto manchado de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão presa das chamas; porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos” (Is 9,1-6).
Brilha uma luz sobre nós, pois nasceu para nós o Senhor!
Com que emoção, alegria e espírito de adoração nós devemos celebrar este acontecimento central da nossa fé — a Encarnação do Filho Eterno, Jesus Cristo, a beleza em pessoa, cuja luz resplandece para a humanidade em seu Natal!
É através do Verbo feito Carne que temos acesso à beleza, à santidade e à glória de Deus. Em sua manifestação histórica e de salvação, a Beleza eterna de Deus se revela no tempo, o Infinito irrompe no finito, o Invisível se torna visível, o céu desce à terra e o Amor faz morada entre nós. Apareceu a bondade do nosso Salvador, diz Paulo a Tito (Tito 3,4), verdade que o sensível poeta pe. Lucio Floro traduziu de forma tão terna e densa: “Se Deus põe todo o seu amor divino no coração assim de uma criança, nas mãos fofinhas deste Pequenino vou pôr meu ser, vou pôr minha esperança!”
Jesus Cristo, o rosto humano de Deus, é a Beleza Divina que nos salva, o Sol nascente e sem ocaso que nos visita, a Luz resplandecente que se derrama sobre a nossa noite, inundando-nos da alegria, da graça e do esplendor do céu.

Em Jesus, a Palavra se faz Carne e habita entre nós. (Jo 1,14)! O Verbo Eterno visitou o tempo, assumindo nossa humanidade, transformando a nossa história em história da salvação, devolvendo-nos a luz e a beleza para as quais fomos criados. É de tal forma admirável e maravilhoso este mistério, que palavra alguma pode traduzir, arte alguma consegue expressar. Cabe-nos acolher esta presença misteriosa, abrir-nos ao Amor e deixar-nos banhar pela divina beleza desta luz!
Jesus é a grande luz que vem para a humanidade toda, é o Deus conosco.
Enfeitamos nossas casas com luzes para dizer a todos: estamos esperando a grande Luz, Jesus que vem ao nosso encontro para nos libertar, salvar, mostrar o seu amor por nós. Deixemos a Luz entrar em nossos corações e fazer morada todos os dias da nossa vida. Porque quem anda na luz está longe das trevas, tem mais possibilidade de acertar e viver mais feliz.
Vamos irmãos nos esforçarmos para viver o verdadeiro Natal. Natal de amor, de fé, de bondade, de paz, e de alegria! Um feliz, santo e abençoado Natal para vocês. Que neste Natal o menino Deus encontre acolhida, ternura, calor em seu coração.
Que a luz de Jesus ilumine sua vida e da sua família todos os dias do ano!

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos