Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Orações & Devoções a São Francisco de Assis

JOÃO PAULO II
Tu que tanto aproximaste Cristo da tua época,
ajuda-nos a aproximar Cristo da nossa época,
dos nossos tempos difíceis e críticos.
Ajuda-nos! Estes tempos esperam Cristo com
grandíssima ansiedade, embora de tal coisa não
se dêem coanta muitas pessoas da nossa época.
Não serão estes, tempos que nos preparem para
um renascimento de Cristo, para um novo Advento?
Nós, todos os dias, na oração eucarística
exprimimos a nossa expectativa, dirigida a ele só,
nosso Redentor e Salvador, a ele que é
o termo da história do homem e do mundo.
Ajuda-nos, São Francisco de Assis,
ajuda-nos a aproximar Cristo da Igreja
e do mundo de hoje.
Tu que trouxeste no teu coração os altos e baixos
dos teus contemporâneos, ajuda-nos,
com o coração vizinho ao coração do Redentor,
a abraçar as alternativas dos homens de nossa época.
Os difíceis problemas sociais, econômicos e
políticos, os problemas da cultura e da civilização
contemporânea, todos os sofrimentos do
homem de hoje, as suas dúvidas, as suas negações,
as suas debandadas, as suas tensões, os seus
complexos e suas inquietações...
Ajuda-nos a traduzir tudo isto em simples e
frutuosa linguagem do Evangelho.
Ajuda-nos a reduzir tudo a categorias evangélicas,
de maneira que possa ser Cristo
"caminho, verdade e vida" para o homem,
nosso contemporâneo.

Ladainha de São Francisco - Paráfrase
Frei Walter Hugo de Almeida

1. Santa Virgem Imaculada,
Templo santo do Senhor,
Deus que fez em ti a glória,
de Francisco fez louvor!
2. São Francisco do Evangelho,
São Francisco da oração,
São Francisco do trabalho,
São Francisco, nosso irmão!

3. São Francisco pobrezinho,
santo e sábio no viver,
pai dos pobres deserdados,
vem teus filhos proteger.

4. São Francisco dos leprosos,
da pobreza de Jesus,
da pobreza de Maria,
da paixão da Santa Cruz!

5. São Francisco apaixonado
pelo Filho de Maria,
reverente ao sacerdote,
pelo dom da eucaristia!

6. São Francisco nos ensina,
Pelo verbo, pelo exemplo,
Que ao andarmos pelo mundo,
Nosso corpo é nosso templo"!

7. São Francisco ao Senhor Papa
quer servir filialmente,
do Menor, norma na Igreja
como pobre obediente.

8. São Francisco que a este mundo
deste seu justo valor,
vem louvar a Deus conosco,
pela cruz e pelo amor!

9. São Francisco, nossa Escola,
paraíso matinal,
pela graça transformado,
novo Adão universal!

10. Pobre humilde do Senhor,
De Jesus crucificado,
E da Virgem Mãe de Deus,
De um Brasil agoniado.

11. Defensor dos animais,
Protetor da ecologia,
Paz e Bem pelas estradas,
São Francisco da alegria!

12. De Franciscos e de Claras,
homem santo inspirador,
de poetas e profetas,
do Evangelho do Senhor!

13. Vem Francisco, vem depressa,
este mundo te deseja,
vem também, vem restaurar,
de novo esta santa Igreja!

14. São Francisco do começo
do Brasil inda menino,
vê teu povo sofredor,
em traçar o seu destino!

Oração pela Paz
Atribuída a São Francisco

Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde há ódio, que eu leve o amor.
Onde há ofensa, que eu leve o perdão.
Onde há discórdia, que eu leve a união.
Onde há dúvida, que eu leve a fé.
Onde há erro, que eu leve a verdade.
Onde há desespero, que eu leve a esperança.
Onde há tristeza, que eu leve a alegria.
Onde há trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
é morrendo que se vive para a vida eterna.

O Cântico do Irmão Sol

Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
Teus são o louvor, a glória, a honra
E toda a benção.
Só a ti, Altíssimo, são devidos;
E homem algum é digno
De te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor,
Com todas as tuas criaturas,
Especialmente o Senhor Irmão Sol,
Que clareia o dia
E com sua luz nos alumia.
E ele é belo e radiante
Com grande esplendor:
De ti, Altíssimo é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Lua e as Estrelas,
Que no céu formaste claras
E preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Vento,
Pelo ar, ou nublado
Ou sereno, e todo o tempo
Pela qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Água,
Que é mui útil e humilde
E preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Fogo
Pelo qual iluminas a noite
E ele é belo e jucundo
E vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a mãe Terra
Que nos sustenta e governa,
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pelos que perdoam por teu amor,
E suportam enfermidades e tribulações.

Bem aventurados os que sustentam a paz,
Que por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar.

Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar
Conformes á tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!

Louvai e bendizei a meu Senhor,
E dai-lhe graças,
E servi-o com grande humildade.

São Francisco de Assis, Escritos e Biografias, Seleção e Organização Frei Ildefonso Silveira, ofm Editora Vozes Ltda., Petrópolis, 1981

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos