Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ministro Geral da Ordem visita o Rio de Janeiro

Por: Frei Fábio Soares, OFMConv.
Hoje pela manhã, tivemos a alegria de receber na sede Custodial e na Casa de Formação São Francisco de Assis a visita do 119º Sucessor de São Francisco de Assis, Frei Marco Tasca e do Frei Jorge Fernández – Assistente geral da FALC. Um momento fraterno, onde o Ministro Geral apresentou aos frades professos, um panorama mundial da Ordem Franciscana, suas luzes e desafios em nossos tempos! As características da Ordem em  cada região, destacamos: a beleza da Ordem no continente Africano com um testemunho forte e significativo dos Frades e de considerável expansão, o ser Franciscano em realidades não-católicas como na Ásia, na China (de onde os frades foram expulsos em 1952, pelo regime de Mao Tsé-Tung e retornado atualmente), no Vietnã (com duríssimas perseguições pela fé) e no Japão lugares onde o testemunho e a fé são valiosos instrumentos contra as perseguições em geral; e o desafio de ser franciscano na secularizada Europa, com baixíssima participação popular, destacando o sul da França, onde o olhar a vida e o modo de ser dos frades fala mais do que as palavras, e mesmo sem uma expressão religiosa fervorosa por parte dos fiéis, e, graças a este exemplo de vida fraterna do "bem querer" mútuo dos frades, estamos tendo um considerável número de vocações...

Frei Marco avalia uma realidade planetária distinta na Ordem, a do norte e do sul. No hemisfério norte, a Ordem mostra sua força nos cabelos brancos e na experiência dos frades, no entanto, com um declínio de vocações e por isso uniões entre as províncias; no hemisfério sul, a força da vocação mais jovem é expressiva, provocando o nascimento de novas realidades e esperanças!
O Ministro Geral destacou também neste colóquio, a importância da formação na vida de um frade, que deve ser voltada para a vocação primeira dos formandos, a saber: a fraternidade! O sonho do vocacionado e do formando em geral, deve ser a vida fraterna realizada no ser frade! Infelizmente, na Ordem se percebe uma preponderância ao Ministério Sagrado do Presbiterato, "isso não é nenhum pecado", mas não é a essência Franciscana!
Devemos ser "Frades! Frades! Frades!", enfatizava Frei Tasca. Nos capítulos em que participa, o Ministro Geral lamenta e não consegue entender o motivo de tantos frades, depois de 10 anos de formação na vida religiosa Franciscana, decidem "abraçar" a vida de presbítero secular numa diocese, porque "descobriram" sua vocação; e de nosso apostolado estar muitas vezes limitado a vida paroquial. "Devemos radicalizar, trazer algo de novo", dentro do que nos é próprio!
Ao terminar este encontro, Frei Marco exprime a felicidade de estar conosco neste momento e de realizar o seu desejo de olhar pessoalmente cada um de nós! E a nós, fica uma alegria imensa em estar como filhos diante de nosso pai e irmão, e com um forte abraço terminamos este significativo e marcante encontro familiar!


Nenhum comentário:

Os Mais Vistos