Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Convocações/ Agosto 2012: Vida Consagrada


 Reflexão por: Frei Willian Gomes Mendonça, OFMConv*.

Chegamos ao mês de agosto. Neste mês, a Igreja católica ora por todas as vocações e a cada domingo celebra e faz memória de um chamado específico na caminhada de fé do Povo de Deus. Todos nós somos agraciados pelos inúmeros chamados que Deus nos faz. Ao nascermos, somos presenteados com o dom da vida que é a nossa primeira vocação. Na pia batismal, por meio de nossos pais e padrinhos, respondemos sim ao convite de Deus para sermos seus filhos no Filho e pelo Espírito Santo. Graças a este convite passamos a fazer parte do Povo de Deus presente e atuante na história. No batismo nossa vida ganhou um sentido que, mais tarde, confirmamos na recepção do Sacramento da Confirmação, por meio do qual Deus nos chama e nos dá as graças necessárias para testemunharmos com maturidade o Reino de Deus presente no meio dos homens.

Deus nunca para de nos chamar. Por isso, na vida adulta, e é isso que celebramos este mês, podemos assumir diversas vocações de serviço na vida e missão da Igreja no mundo. Neste sentido, no primeiro domingo deste mês celebramos a vocação aos ministérios ordenados e, de modo particular, a vocação dos padres que consagram toda a sua vida ao serviço do Povo de Deus mediante à administração dos sacramentos, ensino e condução do Povo confiado a eles. No segundo domingo lembramos a vocação à paternidade que mais do que uma questão biológica implica num compromisso de deixar transparecer, ainda que de modo limitado, no coração e na vida dos filhos o rosto do Deus de Amor que se deixa chamar de Pai, “papaizinho” (Abbá).
No terceiro domingo, a Igreja lembra da vocação à vida consagrada que será o tema da nossa reflexão deste mês e que será tratada mais abaixo. E, no quarto domingo celebramos o dia dos catequistas e lembramos, por meio deles, a vocação e o papel missionário do leigo no seio da Igreja. Convém destacar que leigo não é aquele que não sabe das coisas, mas é aquele que, inserido nas realidades temporais, torna conhecida no mundo a face de Deus. O leigo é o fermento que leveda a massa e faz o Reino de Deus acontecer no mundo. Segue a reflexão deste mês de agosto:
Vida Consagrada 

A vida consagrada se exprime como dom de si mesmo por amor a Deus e aos irmãos, no qual cada membro da vida consagrada escolheu seguir Jesus Cristo na radicalidade do Evangelho e na fraternidade. É uma profunda experiência do amor de Deus e de sua total entrega.
O consagrado é chamado a fazer a experiência de que seu único bem e tesouro é Deus. É em Cristo e com Cristo que o consagrado pode expressar: “é bom estarmos contigo, dedicarmo-nos a Ti, concentrar nossa existência exclusivamente em Ti”. E mais: Cristo é o “mais belo entre os filhos dos homens”.
A beleza de Cristo impulsiona todo consagrado a não estagnar jamais o anuncio do mistério do amor de Deus que se Encarna entre os homens. O amor de Deus mostra para nós sua face e seu “esplendor perante o qual qualquer outra luz empalidece a beleza infinita, a única que pode saciar totalmente o coração do homem” (Vita Consecrata).
Aderir e colocar a própria vida como doação de si mesmo a Deus é compreender que a missão de todo consagrado está em “indicar o Filho de Deus feito homem como a meta escatológica para onde tudo tende” (Vita Consecrata). Jesus Cristo é o “caminho, a verdade e a vida”(Jo 14,6). É nele que temos a vida em plenitude e nele se encontra o segredo sobre a verdade do homem e sua identidade. Pois, o sentido da vocação à vida consagrada está na iniciativa total de Deus que se antecipa em seu amor pelo ser humano e o chama para estar junto de Si.

Diante da gratuidade do amor de Deus o consagrado sente-se chamado a entregar sua vida numa dedicação incondicional e gratuita a Deus e aos homens. Assim, a partir da oferta incondicional de sua vida pode-se compreender aquilo que configura sua identidade: conformar-se a Cristo através dos conselhos evangélicos, “pelos quais Cristo convida alguns a partilharem a sua experiência de pessoa virgem, pobre e obediente” (Vita Consecrata).
Conformar-se a Cristo em tudo é a grande missão que o consagrado tem de tornar visível este amor. Uma das formas de expressão desse amor acontece pela vida em fraternidade. Na fraternidade o religioso consagrado é chamado a deixar “rastos concretos” da beleza inspirada pela Trindade. Para que “os homens possam sentir o encanto e a saudade da beleza divina” (Vita Consecrata). Pois a mais alta vocação do homem é estar em comunhão com Deus e com os homens (A vida fraterna em comunidade), segundo o mandamento de Jesus durante a última ceia: “Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; como eu vos tenho amado, assim amai-vos uns aos outros” (Jo 13,34).
Portanto, a vida consagrada é revestida pela beleza de Cristo não como um privilégio, mas como uma doação de si mesmo a Deus e aos irmãos. Entrega compreendida como reflexo da comunhão da Trindade e de sua generosa entrega de amor. Amor que antecipa o amor humano. Por isso, mais fraterno é o consagrado que cotidianamente procura estar na sua identidade: conformar-se com Cristo em tudo.


Oremos:
Senhor da messe e Pastor do rebanho faze ressoar em nossos ouvidos Teu forte e suave convite: “vem e segue-me”. Que o Teu Espírito nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir a tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários e o rebanho não pereça por falta de pastores. Maria, Mãe da Igreja, desperta-nos para a missão. Amém.

Nossa campanha continua: se o (a) senhor (a) é benfeitor(a) convide mais um amigo para fazer parte desta família promotora da paz e do bem! Caso ainda não seja um membro do "Projeto CONVocações" entre em contato:
Custódia Imaculada Conceição
(Projeto Convocações)
Rua Caetano Martins, 42 – Rio Comprido - CEP: 20251-050 Rio de Janeiro-RJ
 Fone: (0xx21) 2504-1053
           (0xx21) 2273-6040
Blog: conventuaisrj.blogspot.com.br


Jovem: Quer seguir o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo como São Francisco de Assis entre em contato: http://savconventual.blogspot.com.br/



*Frei Willian cursa o 2° ano de Teologia na PUC-Rio, reside na Casa de Formação São Francisco de Assis, onde desempenha o importante trabalho de promotor vocacional. Frei Willian é um dos formandos que estuda graças à sua contribuição mensal. 

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos