Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sábado, 25 de agosto de 2012

Bênção da cruz para veneração pública

Com a intenção de Evangelizar pelos símbolos e de identificar a Casa de Formação onde os frades residem no pós-noviciado, realizamos a bênção da Santa Cruz para a veneração pública. Após a Missa, presidida por Frei Donil, em memória a São Luiz Rei de França, com a presença dos frades professos; de Frei Francisco Antônio (Andrelândia); Frei Lucas do Nascimento (Brasília) e dos vocacionados, saímos solenemente em procissão entoando o salmo 97 até o lugar onde está fixada o "sinal de nossa Salvação".



Um momento de muita devoção, por lembrarmos que São Francisco ao caminhar pelos bosques de Assis, unia dois varetos em forma de Cruz, a fim de se colocar em oração e contemplação aos mistérios de nossa Redenção. 
Também lembramos o santo franciscano do dia, São Luiz que se manifestou com grande religiosidade, na aquisição da Coroa de espinhos e de um fragmento da Cruz da crucificação de Jesus Cristo, em 1239-1241, a Balduíno II, Imperador de Constantinopla, por 135.000 libras. Para estas relíquias mandou edificar a capela gótica de Sainte-Chapelle no coração de Paris, que curiosamente só custou 60.000 libras para construir; sendo assim uma data propícia para realizar esta bênção! (cf.:http://conventuaisrj.blogspot.com.br/2011/08/sao-luis-ix-rei-de-franca.html#.UDj35sFlSJ1)

Para nossa surpresa, algumas pessoas acompanharam aos atos religiosos com igual devoção na calçada, corroborando o que Frei Donil tinha apresentado durante a Santa Missa: "Estamos preparando um ambiente externo melhor, para as pessoas que param enfrente de nossa Casa, a fazerem suas orações antes de começar ou ao terminar as atividades do dia-a-dia!" 



Ao lado esquerdo da Cruz, foi fixada uma placa comemorativa do Jubileu de 2000 que estava em Andrelândia com a "Bênção de São Francisco" para os que passam e aos que aqui entram. Acima da Cruz, parte da oração que São Francisco ensinou aos frades a fazerem toda vez que avistassem uma Igreja ou uma Cruz, e que atualmente a utilizamos diante do Santíssimo ao entrar ou sair de uma Igreja ou Capela!

Que o Senhor sempre abençoe a todos "porque + Pela vossa Santa Cruz remistes o mundo +









Nenhum comentário:

Os Mais Vistos