Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sábado, 4 de agosto de 2012

200º Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores Conventuais


Dos dias 19 janeiro - 18 fevereiro de 2013 será realizada no Sacro Convento de Assis o 200º Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores Conventuais, segue carta do Ministro Geral sobre o Capítulo 2013,(tradução livre):




Queridos irmãos: O Capítulo Geral não é apenas "a suprema autoridade da Ordem" (C. 156 § 1), é também um momento de avaliação e promoção da vida da nossa família.
Na mente de Nosso. P. S. Francisco, os irmãos capitulares devem, primeiro, "tratar as coisas de Deus" (Rnb 18,1: FF 50), o Capítulo é um momento de intensa oração e fé em que a Ordem coloca  no centro de sua vida e sua opção, o primado de Deus.
O Capítulo é, portanto, uma ocasião fraterna, para troca de experiências e enriquecimento mútuo: a presença de tantos irmãos de diferentes culturas de várias partes do mundo, aumenta o sentido de família e, por sua vez, mostra que o mesmo carisma pode ser vivido de formas diferentes.
É também de avaliação demorada e séria, através do qual a Ordem investiga a sua fidelidade ao carisma de São Francisco e procurando a maneira de ser fiel e um sinal claro  para a sociedade dos nossos tempos.
O Capítulo, em suma, tem a tarefa de programar a viagem da Ordem para os próximos seis anos, o novo governo a escolha e preparação de cursos de ação. Sentimo-nos encorajados pelo Ano da Fé e do Sínodo sobre a Evangelização, que nos convidam a refletir sobre a profecia e o testemunho da vida religiosa Franciscana Conventual  na Igreja de hoje.

Lembro-me, finalmente, que o Capítulo Geral não é uma questão apenas de alguns irmãos, mas é uma oportunidade única para todos. Por isso, estou pedindo a todos para rezar pela boa conduta dos negócios  do Capítulo  e oferecer as obras do Senhor, os sacrifícios diários. Peço especialmente para os nossos irmãos doentes oferecerem os seus sofrimentos para a mesma finalidade.
Todos podem acompanhar a conduta dos negócios através do site da Ordem, o tempo que quiserem.
Como um momento de comunhão em oração e súplicas ao Senhor, eu recomendo que, a partir de 04 de outubro de 2012 até o final do Capítulo Geral, em cada comunidade ser adicionado às orações de Laudes e Vésperas orações anexo à presente carta, ou de outra forma oportuna preparada pelos Ministros ou Custódios.

Seja celebrado durante três dias a Missa votiva do Espírito Santo em cada comunidade da Ordem durante o Capítulo Geral.

Confio à intercessão da Virgem Imaculada, Nossa Senhora e Padroeira, e o Seráfico Pai São Francisco, o tempo de preparação e o trabalho do Capítulo.

Para todos os meus pensamentos, com o desejo de uma vida santa.

Roma, Ss. XII Apostoli, 14 de julho de 2012




Frei Marco Tasca
Ministro Geral

Pe. Vincenzo Marcoli
Secretário geral


Nenhum comentário:

Os Mais Vistos