Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

XXV Curso de Inverno


Uma iniciativa que começou no ano de 1987, o Curso de Inverno completa este ano seu Jubileu de Prata.  A formação acadêmica dos Frades Franciscanos Conventuais de todas as jurisdições no Brasil é realizada nas Universidades onde não tem um conteúdo Filosófico e Teológico Franciscano, havendo uma lacuna formativa. Na tentativa de sanar esta falta formativa acadêmica, de maneira pioneira na Ordem, nasce, o Curso de Inverno onde no início das férias acadêmicas, ou seja, na primeira quinzena do mês de Julho se encontram para uma formação Filosófica e Teológica os Frades Professos Temporários durante quinze dias a cada  quatro anos (atualmente em Brasília).
Curso de Inverno 2012 (primeira semana)

Mas não é só de estudo que se caracteriza este encontro. É uma oportunidade de se aprofundarem os laços fraternos entre os frades de todas as jurisdições através do convívio fraterno, da confraternização e integração. Dando uma visão ampla da Ordem Franciscana Conventual no Brasil.
Curso de Inverno 2011




Apesar de ter este caráter acadêmico, nos primeiros anos os encontros tinham uma perspectiva “Conventual”, isto é, se estudavam as Fontes Franciscanas e as Constituições da OFMCONV. E em muitas vezes as conferências eram administradas somente pelos Frades de nossa Família Franciscana. No entanto, nos últimos anos, com sucesso, contamos com a presença de Frades de outras Famílias da Ordem, de Franciscanos Seculares e de leigos professores e doutores nas áreas Filosófica ou Teológica Franciscana, tornando muito mais rica e amplamente abrangente não só a Filosofia e a Teologia como também a História Franciscana, a Espiritualidade e a Biografia de Franciscanos (as) ao longo destes 800 anos de herança e contribuições na Ordem, na Igreja e no Mundo. Hoje este Curso é promovido pela União dos Conventuais do Brasil (UCOB) e financiado pela Cúria Geral da Ordem sendo um modelo exemplar para toda a Ordem dos Frades Menores Conventuais.

Curso de Inverno 2012 (primeira semana)

Nesta pesquisa pouco se encontrou do surgimento do curso, somente o relato de alguns frades como do Mestre de Noviços da Província São Francisco de Assis/SP, Frei Antônio Corniatti ao nosso Custódio Provincial Frei Antônio Molisani, segue parte deste texto:
“Sinceramente não tenho muitas lembranças do Curso de Inverno. Só sei que fui eu quem sugeriu aos então superiores que criassem um encontro de reflexão a nível de Professos Temporários. Os motivos que eu alegava eram: integração e conhecimento entre os professos das jurisdições; estudo da nossa filosofia e teologia franciscanas (pois, não se estudava isso nas faculdades que frequentavam); confraternização entre as jurisdições e os professos.
Curso de Inverno 2012 (primeira semana)

Eu fui o responsável e dirigi o primeiro encontro há vinte e cinco anos atrás no Seminário de Andrelândia/MG (da Custódia Provincial Imaculada Conceição). Participaram Professos da nossa Província, da Custódia do Rio e também da Custódia de Brasília. Lembro-me que do Rio estava presente o falecido Frei Evandro e de Brasília, Frei Janus. Dei uma apostila do Frei Hermogênes Harada, OFM  sobre o sentido do estudo dos medievais (eu a tenho comigo) e depois estudei textos das Fontes Franciscanas, especialmente Frei Egídio de Assis. Devia dar História dos medievais uma professora do Rio que devido a problemas de saúde não pode ir. E por isso eu tive que fazer tudo sozinho.
Por vários anos (não estou lembrado quantos anos) eu dava a primeira semana inteira. Por iniciativa minha consegui que Frei Harada desse um curso.
No Capitulo Geral extraordinário de 1998 em Ariccia, Itália, de 10 a 31 de Julho de 1998, sobre a formação na Ordem, eu participei como convidado do Ministro Geral Frei Gardin e apresentei como era organizado o nosso Curso de Inverno. O próprio Ministro Geral se manifestou admirado pela organização deste curso e pela durabilidade dele, como iniciativa das jurisdições do Brasil.
NB. Parece que a FALC (Federação da América Latina dos Conventuais) conhece pouco disso.... Mais, não me lembro!
A estruturação atual do Curso de Inverno foi Dom Fernando Mason, OFMConv  quem a elaborou. Certamente, ele dirigiu por muitos anos este curso.
...
A você, todo bem e tudo do Senhor. Frei Antônio Corniatti, OFMConv.

A todos os frades que fizeram este curso ao longo destes 25 anos, aos professores (as), e aos formadores e superiores das jurisdições: Custódia Provincial Imaculada Conceição/RJ, Província São Francisco de Assis/SP, Província São Maximiliano Kolbe/DF e Delegação São Boaventura/MA, nosso muito obrigado e as bênçãos de Deus! Paz e bem!

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos