Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sábado, 16 de junho de 2012

Rio+20 Programação Franciscana


É importante que toda a sociedade tome ciência deste evento - Rio+20 - que reunirá representantes de diversos países para discutirem meios de tornar o planeta um excelente lugar para para se viver. Paralelamente ao Rio+20, a Cúpula dos Povos (organização da sociedade civil global) promoverá eventos entre os dias 15 e 23 de junho.



          Veja abaixo a agenda franciscana na Cúpula dos Povos:
Dia 16/06 (sábado) 14h - Caminhada na Rocinha. Concentração no Largo das Flores (São Conrado) e em seguida caminhada até a Igreja dos OFM. Ir com camisas, faixas e bandeiras.

Dia 17/06 (Domingo) 10h - Celebração Eucarística na Catedral do Rio. Das 18 às 23h. Vigília inter-religiosa no Aterro do Flamengo.

Dia 18/06 (segunda-feira) 10h – Seminário Por Justiça Social e Ambiental e Contra a Mercantilização da Vida com o Leonardo Boff e outros nomes na Tenda Religiões por Direito. Após o debate terá um encontro com todos franciscanos e franciscanas na mesma tenda.

Dia 20/06 - (terça-feira) 14h – “Marcha da Cúpula” - Concentração na frente do Banco do Brasil atrás da Igreja da Candelária. 18h – Reunião da Família Franciscana com os irmãos Franciscanos da Cúpula no Colégio Regina Coeli, no bairro da Usina na Tijuca. Destinado a todos as irmãs e irmãs na luta pela sustentabilidade do planeta.



OBS: Durante os dias 15 a 23 de junho muitas outras atividades vão acontecer no Aterro, inclusive as grandes assembleias de convergências.

CONFIRA OUTRAS ATIVIDADES FRANCISCANAS NA RIO+20:
http://sinfrajupe.files.wordpress.com/2012/06/programac3a7c3a3o-franciscana-na-cupula-dos-povos.pdf

Locais das conferências:

Da Barra da Tijuca ao centro, vários locais da cidade do Rio de Janeiro estarão envolvidos na realização da Conferência Rio+20 e eventos relacionados. Veja abaixo.

BARRA DA TIJUCA

Pavilhões da Riocentro na Barra da TijucaRiocentro
O Riocentro será, durante a Rio+20, perímetro das Nações Unidas. No local, serão realizadas as sessões plenárias e negociações oficiais da Conferência. Ademais, lá serão realizados os “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, série de debates em que a sociedade civil discutirá temas prioritários da agenda internacional para o desenvolvimento sustentável. Haverá ainda espaços para eventos paralelos da sociedade civil durante o período de negociações oficiais. O acesso ao local depende de credenciamento junto à ONU, responsável pela coordenação dos eventos oficiais da Conferência.

Avenida Salvador Allende, 6555. Barra da Tijuca. 

 Parque dos Atletas
Essa grande área livre em frente ao Riocentro será dedicada a exposições governamentais e intergovernamentais. No local, serão montados pavilhões e 
Imagem aérea do Parque dos Atletas
exposições de países estrangeiros, de organizações internacionais e do Governo brasileiro, representado em suas diferentes instâncias (municipal, estadual e federal) e Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). Destaca-se o Pavilhão Brasil, em que serão apresentados programas e projetos do Executivo Federal para a promoção do desenvolvimento sustentável. O Parque dos Atletas será ainda um espaço de debate, com a realização de seminários, palestras e mesas-redondas. Empresas parceiras também se farão presentes com demonstrações de inovação e gestão no campo da sustentabilidade.

  Avenida Salvador Allende, s/n. Barra da Tijuca.


Arena da Barra e arredores
Arena da BarraA estrutura multifuncional da Arena da Barra será o grande espaço de concentração da sociedade civil nas proximidades do Riocentro. Suas salas, auditórios e ginásio abrigarão palestras, seminários e outras atividades da sociedade civil, bem como servirão de centro de retransmissão dos eventos do Riocentro e demais locais da Conferência.

 Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401. Barra da Tijuca

CENTRO

Vista aérea do Parque do FlamengoParque do Flamengo
Local histórico por ter abrigado eventos da sociedade civil na Rio-92, o Parque do Flamengo será novamente utilizado para a realização da Cúpula dos Povos. A organização do evento está sob a responsabilidade do Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20. Informações adicionais podem ser obtidas no endereço eletrônico da Cúpula dos Povos.




Vista aérea do Museu de Arte ModernaMuseu de Arte Moderna (MAM) 

Durante a Conferência, as galerias do Museu abrigarão exposições temáticas de renomados artistas brasileiros e mostra da campanha “O Futuro Que Queremos”. A cinemateca receberá palestras e seminários organizados pela sociedade civil e mostra de filmes na temática do desenvolvimento sustentável. O Museu receberá ainda a Arena Socioambiental, série de eventos coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

VivoRio

Essa casa de espetáculos receberá durante a Rio+20 concertos e outros eventos culturais patrocinados pelos parceiros do evento, além de servir de área para debates da sociedade civil organizados no âmbito da Cúpula dos Povos.

 Av. Infante Dom Henrique , 85 - Parque do Flamengo

Vista aérea de galpões do Pier Mauá

Pier Mauá

Localizado em área central e de fácil acesso, o Píer Mauá será destinado a apresentações sobre inovação, tecnologias sustentáveis e programas de sustentabilidade. Serão apresentados e divulgados projetos do Governo Federal, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da sociedade civil na seguinte disposição:

  • Armazém 1: Sociedade Civil
  • Armazém 2 : Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Agrário, das Comunicações e da Integração Nacional
  • Armazém 3: Finep
  • Armazém 4: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Avenida Rodriguez Alves, 10. Praça Mauá

Imagem aérea do Galpão da Cidadania

Galpão da Cidadania

Localizado nas proximidades do Píer Mauá, o Centro Cultural de Ação da Cidadania receberá uma série de eventos culturais organizados pelo Ministério da Cultura. Serão organizados seminários, apresentações musicais, exposições, oficinas, mostras de audiovisual e de gastronomia com enfoque na sustentabilidade, entre outros encontros nas mais diversas áreas culturais. A Cultura Rio+20 é um espaço para a reflexão e debate sobre a importância da cultura como eixo estratégico do desenvolvimento sustentável. Confira a programação especial do Ministério da Cultura no endereço http://www.cultura.gov.br/riomais20/


Avenida Barão de Tefé 75, bairro da Saúde 

Veja abaixo um mapa com todos os locais da Conferência:

Mapa dos locais da Conferência no Rio de Janeiro

Barra da Tijuca

A) Riocentro
B) Parque dos Atletas
C) Arena da Barra

Centro
D) Museu de Arte Moderna
E) Arena do MAM
F) Pier Mauá e Galpão da Cidadania

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos