Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sábado, 26 de maio de 2012

A opção preferencial pelos pobres


Ir. Julio Nobre, OFS* 

Se a “Dama Pobreza” é a esposa de São Francisco,logo, ela é mãe de todo franciscano. E é através da mãe que o filho consegue realizar a justiça perfeita do “Pai Maior” nas relações mantidas com esse mesmo Pai, com o próximo e consigo mesmo.

Mas até que ponto vai o comprometimento de cada um com o ideal da “Dama Pobreza?”

Para responder essa pergunta é preciso viabilizar esse ideal. E para viabilizar esse ideal temos que acolher de forma absoluta e radical o espírito de São Francisco, deixando para trás tudo o que provoca a injustiça e a desigualdade, que são os grandes patrocinadores da miséria e da opressão.
No Evangelho de São Mateus (6,19-24), que tomamos como base para desenvolver esse artigo temos a compreensão desse ideal. É nele que encontramos uma explicação aprofundada sobre a primeira “Bem-Aventurança”que se encaixa tão bem ao espírito franciscano: “Bem Aventurado os pobres...”(5,3). Mas para que de fato essa sentença seja cumprida satisfatoriamente, é necessário que renunciemos a tudo o que a ela se opõe, no caso, a “Senhora Riqueza e todos os seus artifícios sedutores”, que são mantidos pelo espírito da acumulação dos bens que geram a desigualdade e a injustiça.

O espírito de partilha e fraternidade de São Francisco que em contra partida gera a justiça, a liberdade e a igualdade das primitivas comunidades cristãs é o maior trunfo que temos para colocar abaixo toda essa falsa estrutura montada pela “Senhora Riqueza”.
Todo o franciscano tem o dever de entender e o de fazer entender que, por sua própria natureza, o ser humano necessita de uma meta e de um valor supremo que dirija a sua visão e ação no mundo. Em outras palavras: O ser humano não é Deus e somente servindo a Deus é que ele poderá encontrar paz, proteção, confiança e inspiração para solucionar os inúmeros problemas do seu dia-a-dia. Este é o tesouro que todos buscam para a ele se entregar completamente. Só que o ser humano é tentado a confundir esse tesouro com o dinheiro. Quem tem dinheiro acha que tudo está resolvido e que ao desposar a “Senhora Riqueza”poderá comprar tudo e a todos e com isso se livrar de qualquer problema ou necessidade. Nada mais ilusório: O dinheiro desperta a cobiça dos ladrões e ambiciosos que não deixam o esposo da “Senhora Riqueza” em paz. Isso para não falar das gravíssimas conseqüências que ele produz: como o enriquecimento de uns poucos as custas da miséria de milhares. Situação insustentável!
É justamente neste ponto que o ser humano tem que decidir se sua opção é Deus ou o dinheiro.Se o seu tesouro é Deus e seu projeto de liberdade e vida ou é o dinheiro acumulado ás custas da miséria e da desgraça do seu semelhante. Não há meio termo quanto a isso: Ou se está com o Deus vivo e verdadeiro ou com o ídolo da riqueza
O franciscano é aquele que vive o espírito da pobreza e faz dela a sua opção preferencial. Isso não significa que tenha que viver miseravelmente. Não! Não é isso que Deus quer e tampouco, Francisco. O franciscano é aquele que imita o seu Pai Espiritual, que por sua vez, foi o espelho mais fiel de Cristo que já existiu no mundo. Como os primeiros cristãos, o franciscano faz sua opção pela partilha de bens e pela liberdade que possibilita a todo ser humano ao desabrochar da sua originalidade irrepetível, ter o necessário para uma vida digna.
Terminada a ilusão dos ricos e a angústia dos pobres, entenderemos finalmente que o verdadeiro tesouro é a sabedoria do Pai que é justo com todos, e faz com que todos experimentem a felicidade de uma vida verdadeiramente humana de plena Paz e repleta de todo o Bem.
Nisso se resume todo o nosso alento e toda a nossa esperança: Viver sob a luz do evangelho a cada instante de nossa vida! Essa é a nossa herança e o nosso compromisso não só como franciscanos, mas acima de tudo como filhos de Deus.


*Ir. Julio Nobre OFS (Secretário; CODHJUPIC da Fraternidade Franciscana Apóstolo São Pedro, Cavalcante- Rio de Janeiro/RJ.


Confira original:https://plus.google.com/u/0/108573752101283961130/posts

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos