Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

CONVOCAÇÕES / Maio 2012


Dileto(a) Amigo(a) espiritual,
Que o Senhor te dê a paz!

Chegamos a maio. Este é o mês das mães e das noivas. Maio também é o mês daquela que é modelo mãe e de esposa: Maria Santíssima. E é com a alegria de chegarmos a este mês tão lindo da vida da Igreja que comemora no seu primeiro dia São José Operário, intercessor e exemplo de homem trabalhador, e no seu último dia (31 de maio) a memória da Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel, devoção difundida nos primórdios por nós franciscanos, que queremos partilhar com o(a) senhor(a) a alegria que termos entregado no último dia 29 mais um sacerdote para a nossa Mãe Igreja. De fato, graças à sua ajuda amigo(a) espiritual, Frei Luis Fernando Lima Rangel, OFMconv foi ordenado presbítero da Santa Igreja e passa a servir à Paróquia de São Pedro e São Paulo em Paraíba do Sul (RJ). Queremos, neste sentido, pedir a Deus que abençoe o ministério do Frei Luis e que recompense a você, caro(a) benfeitor(a), pelo bem que realiza na vida de cada um de nós, frades e estudantes. Muito obrigado!
Neste mês trazemos uma reflexão sobre a relação de São Francisco com a Virgem Maria escrita por Frei Luis Henrique Nascimento Lima, OFMConv*, um dos frades estudantes auxiliados com a sua ajuda mensal.

"Seu amor para com a bem-aventurada Mãe de Cristo, a puríssima Virgem Maria, era de fato indizível, pois nascia em seu coração quando considerava que ela havia transformado em irmão nosso o próprio Rei e Senhor da glória e que por ela havíamos merecido alcançar a divina misericórdia. Em Maria, depois de Cristo, punha toda a sua confiança. Por isto a escolheu para advogada sua e de seus religiosos, e em sua honra jejuava devotamente desde a festa de São Pedro e São Paulo até à festa da Assunção"(Legenda Maior).

O grande amor a Cristo, qual o vivera São Francisco e o qual legou à sua Ordem, não podia deixar de estender Nossa Senhora. E assim se fez devoto entregando toda a Ordem nas mãos de seu materno amor. Derivada do amor de Deus e de Cristo, orientado pelo Evangelho e nos costumes dos cavaleiros medievais, esta piedade mariana do Santo fundador é parte integrante do que legou à sua Ordem e aí foi cultivada com todo fervor.
As Fontes nos mostram a dedicação de Francisco com as Igrejas, especialmente a dedicada a Nossa Senhora dos Anjos. Onde em pouco tempo transformou aquela Igreja em ruínas, num templo digno de louvor e de contemplação e fixou neste lugar a sua morada. Sempre partia em missão, para a pregação, mas sempre voltava a Porciúncula para se encontrar com o Senhor. E nessa mesma igrejinha Francisco entregou sua alma a Deus.
Como sabemos, Maria é a primeira dentre aquelas que ouvem a Palavra de Deus e a põe em prática. A devoção à Santa Virgem significa a união íntima com o Filho e a cooperação na Sua obra de salvação. Em Maria podemos descobrir o rosto de um Deus que compartilha as alegrias e sofrimentos da humanidade, o “Deus Conosco”, que ela concebeu em seu seio, seguindo com amor desde Nazaré até sua cruz e ressurreição.
 Maria Santíssima, tão agraciada por Deus, possui encantos mil e à semelhança do seu Filho Divino é tão rica que um coração humano não pode venerar de uma só vez todas as prerrogativas de que foi cumulada pela generosidade divina. Assim, Deus juntou todas as graças e gerou Maria que nos mostra seu Filho e nosso Salvador.
(* Frei Luis Henrique é natural de Belo Horizonte (MG), entrou para o nosso aspirantado, em Andrelândia (MG), no ano de 2007, fez seus primeiros votos em fevereiro de 2012, está cursando o 1° ano de Teologia na PUC-RJ, e mora na Casa de Formação São Francisco de Assis (Rio de Janeiro –RJ). Ele trabalha no Serviço de Animação Vocacional e dá assistência espiritual à Pastoral da Comunicação da Paróquia São Francisco de Assis /RJ)


Continuamos com a nossa campanha Convoque+um. Neste sentido, continuamos a enviar junto com o nosso boletim informativo deste mês, uma ficha de inscrição para o CONVOCAÇÔES. E uma outra para que o(a) senhor(a) possa nos enviar suas intenções de oração e missa, para que possamos rezar em nossas Casas de Formação. Se deseja ser também um benfeitor envie uma carta para:

Franciscanos Conventuais (Projeto Convocações)

Rua Caetano Martins, 42 – Rio Comprido CEP: 20251-050 - Rio de Janeiro - RJ
                                 Ou
Rua Estrela, 14 – Rio Comprido CEP: 20251-020 – Rio de Janeiro – RJ



Que o Senhor vos recompense!!!

Texto original do folder para os benfeitores mês de maio 2012
Por: Frei Michel Alves, OFMConv e equipe.




Nenhum comentário:

Os Mais Vistos