Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

“É BOM COMEÇAR A PREPARAR DILIGENTEMENTE...”


Neste tempo do Advento somos convidados a percorrer o caminho do Amor. O Amor que se fez homem por amor a toda pessoa humana. E como felizes receptores deste amor, celebramos com alegria a “solenidade das solenidades”: o Natal do Menino de Belém.
Celebrar o Natal do Senhor é reconhecer o quanto somos amados por Deus e o quanto Ele nos convida a amá-lo nos irmãos. É um amor a Deus por meio de todas as suas criaturas. Pois, “o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus.”
Assim, o tempo de espera não é algo “passivo”, mas “ativo”. Deus já enviou seu Filho para nos salvar e nos ensinar como verdadeiramente devemos preparar nossos corações. Prepara seu coração quem verdadeiramente ama seu irmão, pratica a justiça e observa os ensinamentos do Menino de Belém. “Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e enviou-nos seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados”.
É este amor que nosso pai São Francisco de Assis nos ensina a viver. É um amor encarnado na história. Este amor é o Menino Jesus. Lembrar seu nascimento é fazer a experiência, aqui e agora, de contemplar Deus Menino, frágil, pobre e humilde presente na vida de toda pessoa. Assim, nos fala São Francisco: “quero lembrar o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou, como foi num presépio, e contemplar com os próprios olhos como ficou em cima da palha, entre o boi e o burro”. É a pobreza mais rica e solene que o homem pode contemplar.
Neste ínterim, preparar é fazer memória de quão pouco fizemos até agora e do quanto precisamos ainda fazer. Preparar é cada dia começar de novo a ser filho no Filho de Deus. E só permanece em Deus quem ama seu irmão e confessa com sua vida que o Menino de Belém é Senhor da vida, da história e do mundo.

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos