Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A TOR e a missão com a OFS.

A TOR surgiu do movimento penitência e da Terceira Ordem Secular, hoje conhecida como Ordem Franciscana Secular. Partindo então da relação que nós temos com a OFS é dever nosso olhar e zelar pelos Seculares franciscanos. As nossas constituições nos orientam neste sentido, como nos exorta no artigo 160 que: “cabe à TOR fundar fraternidade da Ordem Francisca Secular e exercer nelas a direção superior, conforme norma do direito”.
É aconselhável que em cada Fraternidade TOR tenha uma Fraternidade da OFS. Estes irmãos seculares nos ajudam no trabalho missionário e no anúncio do Reino de Deus. A OFS compartilha do mesmo carisma da TOR: o carisma penitência, a conversão diária. No nosso Estatuto Geral, no artigo 114, somos exortados com algo muito interessante: “Cada uma das nossas fraternidades deverá sentir-se incompleta sem a presença da ordem Franciscana Secular, que é parte integrante de nosso carisma de conversão”.
Mediante esta orientação do nosso Estatuto Geral, e pela constatação de que as fraternidades locais da TOR sem a OFS são incompletas, é que estamos nos organizando para que as nossas Fraternidades sejam completas dentro do carisma franciscano e de conversão; carismas estes que nos aproxima mais ainda da OFS.
A nossa Vice-província Nossa Senhora Aparecida do Brasil, fundada em 07 de outubro de 1992, conta com 7 Fraternidades, sendo que duas já possuem seu complemento secular a alguns anos, que são as Fraternidades: Nossa Senhora de Fatima, SP, com a Fraternidade da OFS Santa Inês e a Fraternidade Nossa Senhora de Fatima, Mogi- Mitim – SP, com a Fraternidade da OFS e com a Fraternidade da JUFRA . A Fraternidade Nossa Senhor de Loreto, Manaus – AM, esta com a Fraternidade da OFS “Santa Isabel da Hungria”, a qual está em processo de ereção, ou seja, em processo de fundação. Esta nova fraternidade da OFS tem uma caminhada de dois anos e possui 15 membros que já foram admitidos à formação preparatória para o compromisso e 5 em processo de formação inicial. As demais Fraternidades TOR estão se organizando para poderem também receber no seio de sua Fraternidade a Ordem Franciscana Secular.

Armando Petito (Postulante TOR)
FONTE:http://www.franciscanostor.org.br/

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos