Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CONVocações: setembro de 2011/ Mês da Bíblia


Estimado(a) Amigo(a) espiritual,

Que o Senhor te dê a Paz!
Com alegria chegamos ao mês de setembro. Nós da equipe do Convocações, juntamente com o(a) senhor(a), temos muito o que comemorar. A primeira comemoração é pelo próprio dom da vida. Conforme diria um poeta: enquanto há vida há esperança. Outro motivo de comemoração foi a ordenação diaconal do Frei Ilson que ocorreu mês passado na cidade de Araruama (RJ) e a proximidade da ordenação diaconal de Frei Luiz Fernando Lima Rangel, que será ordenado no próximo dia 03 de setembro na nossa paróquia de São Francisco de Assis (Rio Comprido – RJ) às 16 horas. Além desses motivos para nos alegrarmos deve-se somar a aproximação dos festejos do nosso pai São Francisco de Assis, que solenemente será celebrado no próximo dia 04 de outubro em todos os nossos conventos e paróquias e, de modo particular, pela nossa paróquia mãe situada no Rio Comprido (RJ). Não deixe de vir alegrar-se conosco, pois essas alegrias são possíveis graças às suas orações e ajuda ao Convocações.
Setembro também é o mês da Bíblia. Durante estes trinta dias, a Igreja Católica convida a seus fiéis a intensificarem sua escuta, meditação e reflexão sobre a Palavra de Deus, a fim de torná-la mais viva e eficaz em nossas vidas. Pois, conforme nos ensina São Jerônimo, “desconhecer a Escritura é desconhecer a Cristo e se negar a anunciá-lo”. Uma maneira de ampliar o contato com a Sagrada Escritura, utilizada desde o início do cristianismo e sempre novamente recomendada pela Igreja, é a leitura orante da Bíblia (Lectio Divina). Essa metodologia tem vários modos de ser aplicada. Normalmente, as pessoas dividem essa experiência de oração em quatro momentos: leitura, meditação, oração, contemplação. Contudo, ao nos debruçarmos sobre os Escritos de Santa Clara, aproveitando a alegria de estarmos celebrando os 800 anos de consagração de Santa Clara, percebemos que a proposta de mística de oração desta santa é composta de três vias que podem, muito bem, serem aplicadas a nossa oração diária com a Bíblia.
A Santa fundadora da segunda Ordem Franciscana no desejo de ensinara a Santa Inês de Praga um caminho de perfeição para o crescimento na imitação de Jesus escreve: “Com o desejo de imitá-lo, mui nobre rainha, olhe, considere, contemple o seu esposo, o mais belo entre os filhos dos homens (Sl 44,3) feito por sua salvação o mais vil de todos, desprezado, ferido e tão flagelado em todo o corpo, morrendo no meio das angústias próprias da cruz”.
Esse exercício de olhar, considerar e contemplar pode ser também realizado diante do “espelho da Palavra de Deus” no qual está contido o rosto do homem por excelência revelado a nós na Pessoa de Jesus Cristo, o Verbo de Deus feito homem. Sendo assim, a lectio divina clariana é composta de três passos.
No primeiro passo somos convidados a tomar um primeiro contato com a Palavra simplesmente olhando-a. Em outros termos, somos chamados a ler a Palavra e com os ouvidos atentos ouvir o que Ela tem a nos dizer. Neste passo não há nenhum julgamento, somente a constatação. A nossa preocupação não é outra senão entender o que está escrito no texto. Diante da Bíblia apenas nos perguntamos: o que está escrito aqui? Sobre o que o texto está falando? Quais são os personagens que aparecem no texto? Existe alguma palavra que não conheço? O que ela significa?
O segundo passo ensinado por Santa Clara é o da consideração. Neste momento, somos convidados a nos deter diante da Palavra e a procurar algo que nos chame a atenção. Considerar, para Santa Clara é o mesmo que meditar. . Considerar é ruminar aquilo que se vê. É se deter com um olhar mais atento e questionador. É colocar-se as seguintes questões: O que isto que estou vendo me revela acerca de Deus e acerca da minha vida? Por que essa Palavra me chama atenção? Neste ponto, é importante que se escolha ao menos um versículo ou mensagem para se demorar com ele e pensá-lo ao longo do dia.
O último passo é o da contemplação. A contemplação é um convite a transformar-se no contemplado. Neste momento da leitura orante somos chamados a ficar em silêncio diante da Palavra para que possamos ouvir a voz de Deus e atender ao convite de amor que ele nos faz. Nesta hora, não se fala, apenas se experimenta a força transformadora e renovadora da Palavra. O trabalho nesta etapa é para acolher a voz de Deus e deixar-se moldar-se pela Sua Palavra tornando-se um com o que foi lido. Desse passo brotará o compromisso prático de tornar concreta a Palavra orada na própria vida.
Todos esses passos são realizados em oração. E são eles que fazem com que cresçamos no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Que possamos ser como São Francisco e Santa Clara que não foram ouvintes distraídos da Palavra, mas construíram as suas vidas sobre a rocha firme dos ensinamentos do Santo Evangelho que para eles tornou-se Vida e Regra.
Que pela intercessão de São Francisco possamos crescer no conhecimento de Deus por meio da Sagrada Escritura.





ANIVERSARIANTES DO MÊS:


PAULO AFONSO ALMEIDA LASNEAUX
APARECIDA DAS GRAÇAS B. VIEIRA
JAQUELINE DE FÁTIMA NASCIMENTO
WILMA O. M. CHAVES
MARIA LÚCIA DE MORAES COELHO
ELIZA MARIA CAMPOS LEAL
FLÁVIO SALGADO
MERCEDES PESSOA DE ARAÚJO
SEBASTIÃO AURÉLIO DE ALMEIDA
SUELI FERREIRA SOBRINHO
FRANCISCA DE CARVALHO OLIVEIRA

A todos os nossos aniversariantes nosso fraterno abraço e as bênçãos de Deus pela intercessão de nosso Seráfico Pai São Francisco e da Imaculada Virgem Maria!


Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos