Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A espiritualidade



Teilhard de Chardin tem uma frase que, a meu ver, é um princípio fortíssimo da espiritualidade. Ele diz assim: ‘Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual, mas nós somos seres espirituais que passamos por uma experiência humana’. Entender o que significa uma espiritualidade é exatamente isso. Existe dentro de nós uma ponte: uma imagem e semelhança do sagrado, do divino. Essa imagem e semelhança de Deus.
Muita gente, hoje, confunde ser espiritual com ser religioso. Ou, então, deixa a questão da espiritualidade para as igrejas, para pessoas consagradas a causas religiosas. Mas é algo muito maior. Ser espiritual é o poder de transformar a sua vida; transformar a civilização e o curso da história.
Ser espiritual é desenvolver valores pessoais e se envolver com a sociedade e com o mundo tendo como objetivo melhorar o mundo, melhorar as pessoas e a si mesmo. Ver a vida de um modo mais leve; ver o jeito gracioso das coisas; recuperar qualidades, como, por exemplo, o entusiasmo, a alegria plena, a honestidade, a energia, a perseverança, a paz e as forças interiores
.

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos