Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Espiritualidade: Coroa Franciscana

Neste Mês de maio,queremos apresentar uma preciosa devoção franciscana e mariana coerente com o tempo litúrgico que estamos vivendo na Igreja: o Tempo Pascal. Essa devoção é a Coroa Franciscana (ou Coroa das Alegrias). Essa oração teve início no ano de 1422 quando, segundo uma lenda, um jovem piedoso noviço, pensando em sair do noviciado por lá não poder oferecer uma coroa de flores frescas à Santíssima Virgem, teve uma visão na qual Nossa Senhora lhe pedia para tecer uma coroa de flores espirituais para ofertá-la com a meditação das sete grandes alegrias que Ela teve nesta terra. Esta visão foi confirmada por outra visão que seu mestre de noviciado teve acerca do referido noviço.

COROA FRANCISCANA:

Oferecimento: Ó piedosíssima Virgem Maria, purificai nossos lábios e nossos corações para que possamos, dignamente, recitar a coroa de vossas alegrias. Nós vo-la oferecemos, para gloriar-vos, para implorar vosso auxílio, em favor das almas do purgatório, pelas necessidades da Igreja e de nosso país para satisfazer em tudo, a justiça divina. Nós nos unimos a todas as intenções do Sagrado Coração de Jesus e do vosso Coração Imaculado.


Creio
Pai-Nosso
Duas Ave-Marias
Glória ao Pai... (sem jaculatórias)
1º Mistério: Consideremos a alegria de Nossa Senhora ao ouvir do Arcanjo São Gabriel que fora escolhida por Deus para ser Mãe do Salvador.
(1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)
2º Mistério: Consideremos a alegria da Santíssima Virgem em casa de sua prima Santa Isabel, quando foi pela primeira vez saudada como Mãe de Deus.
(1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)
3º Mistério: Consideremos o inefável gozo de Nossa Senhora no estábulo de Belém, quando seu Filho divino nasceu milagrosamente.
(1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)
4º Mistério: Consideremos a alegria de Nossa Senhora quando os três magos vieram de longe adorar o Menino Jesus e oferecer-lhe ouro, incenso e mirra.
(1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)
5º Mistério: Consideremos a alegria de Nossa Senhora quando achou o Divino Menino no Templo entre os doutores.
(1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)
6º Mistério: Consideremos a alegria e o júbilo da Santa Mãe de Deus, quando, na manhã de Páscoa, viu seu Filho divino ressuscitado e glorioso.
(1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)
7º Mistério: Consideremos a maior de todas as alegrias de Nossa Senhora, quando morreu santamente e foi levada aos céus, com corpo e alma, acima dos coros angélicos, à direita de seu Filho divino, que a coroou Rainha dos anjos e dos santos.
(1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)

ORAÇÃO FINAL: Lembrai-vos ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que nenhum daqueles que tem recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência e reclamado a vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animados nós, de igual confiança, a vós, Virgem dentre todas singular, como a uma Mãe recorremos e de vós nos valemos, e, gemendo com o peso de nossos pecados nos prostramos a vossos pés. Não desprezeis nossas súplicas. Ó Mãe do Divino Verbo Humanado, mas dignai-vos de as ouvir, propícia, e de nos alcançar o que vos rogamos. AMÉM!!!

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos