Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

CONVocações: junho de 2011/ Santo Antônio

Pede Logo a Santo Antônio!


Estimado(a) Amigo(a) espiritual,

Que o Senhor te dê a Paz!
Chegamos ao mês de junho. Já estamos na metade do ano. Entramos em um tempo propício para refletirmos acerca do modo como estamos direcionando e conduzindo as nossas vidas. É um bom momento para reavaliarmos os nossos projetos para este ano de 2011 e aproveitarmos para dar um novo impulso na caminhada, com a graça de Deus, a fim de que neste último semestre do ano possamos concretizar em Deus tudo aquilo que sonhamos e desejamos para 2011. Corramos, pois, ainda temos tempo para finalizar bem este ano.
Este mês de junho é repleto de comemorações na nossa Igreja. As ruas de nossas cidades se enfeitam para a passagem do Santíssimo Corpo do Senhor, em nosso meio, na festa de Corpus Christi, que este ano será realizada no próximo dia 23.
Junho é também o mês do Sagrado Coração de Jesus que terá a sua festa realizada no dia 11 deste mês, na primeira sexta–feira após a festa da Ascensão do Senhor.
Não podemos deixar de mencionar os santos responsáveis pelas tradicionais festas juninas, onde o povo das nossas roças e cidades se reúne para celebrar a vida: São Pedro, São João e, nosso santo confrade, Santo Antônio.
É acerca da vida deste último santo que nós da Equipe do Convocações queremos falar um pouco.
Fernando de Bulhões, o futuro santo Antônio, nasceu em uma família nobre da cidade de Lisboa no dia 15 de agosto de 1195. Ainda jovem, com apenas 15 anos, ficou fascinado pela vida Consagrada e entrou para a abadia de São Vicente, que pertencia à Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. E, pouco tempo depois foi transferido para o mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, capital do reino na época. Neste convento ele foi ordenado sacerdote aos 25 anos. Contudo a vida do santo sofre uma reviravolta quando se encontrou com cinco frades franciscanos que se hospedaram por pouco tempo em seu mosteiro, enquanto se dirigiam para Marrocos a fim de pregar para os sarracenos. O sacerdote agostiniano ficou impressionado com a simplicidade e coragem daqueles frades que pouco tempo depois voltariam ao mesmo mosteiro, num comemorativo cortejo fúnebre devido ao martírio deles entre os infiéis. Essa cena encheu o coração do cônego Fernando de zelo, de tal modo que o desejo do martírio ficou impresso em sua alma, fazendo-o pedir para ingressar na recém criada ordem franciscana. Nesta família religiosa o jovem padre é admitido e passa a chamar-se Antônio, nome que significa retumbante, estrondoso. O santo recebe o mesmo nome do santo padroeiro do convento dos frades em Coimbra.
Em 1220, frei Antônio tentou ir para Marrocos com o intuito de realizar seu sonho missionário. Porém, uma doença o faz desistir de tal empreendimento e acaba por levar o santo à Itália, onde no ano de 1221 ele participa do Capítulo Geral dos frades e conhece São Francisco. Após o capítulo o santo vai morar no Eremitério de Monte-Paolo, onde cuidava da horta e da cozinha, até que por ocasião de uma ordenação sacerdotal o dom da pregação de frei Antônio é exposto para o povo de tal modo que a sua voz jamais silenciou.
Santo Antônio destacou-se pela sua pregação e pelo seu amor e cuidado para com os pobres e sofredores. Não é a toa que ainda hoje o povo sofredor o invoca em suas dificuldades, pois sabe que tem em Santo Antônio um grande defensor. Rezemos durante este mês de junho o Responsório de Santo Antônio e não deixemos de participar da missa no dia 13 de junho.
Queremos também explicar como funciona o nosso serviço de celebração de missas na intenção dos nossos benfeitores. Mais uma vez, estamos enviando-lhe, junto a esta carta, uma ficha de inscrição para intenção mensal. Esta ficha deve ser preenchida de um lado com os seus dados pessoais e do outro com as intenções pelas quais o(a) senhor(a) quer que rezemos este mês. Após ser preenchida, esta ficha deve ser enviada de volta para nós, no mesmo endereço que está na última página do folder e no remetente da carta. Assim, poderemos rezar por todas as suas intenções.
Por fim, gostaríamos de pedir-lhe que não deixe de nos ajudar, pois, mais do que nunca, precisamos do seu apoio para que o nosso projeto de construir um mundo de Paz e Bem não venha a morrer.




Responsório de Santo Antônio


Se milagres tu procuras.

Pede logo a Santo Antônio.

Fogem dele as desventuras.

Erros males e o demônio.

Torna manso o iroso mar.

Das prisões quebra as correntes.

Bens perdidos faz achar.

E dá saúde aos doentes.

Aflições perigos cedem.

Ante a sua intercessão.

Dons recebem se lhos pedem.

O mancebo e o ancião.

Em qualquer necessidade.

Presta auxílio soberano.

De sua alta caridade.

Fale a voz dos paduanos.

Glória seja dada ao Pai.

E ao Filho nosso bem.

E ao Espírito Santo.

Por séculos sem fim.

Amém.

Aniversariantes do mês de Junho:
01/06 DELCIA HELENA PINTO DOS SANTOS
02/06 KÁTIA MARIA BARCELOS
07/06 MARIA ADÉLIA DE ANDRADE
08/06 MARIA LUCIA FONTAN PEREIRA
11/06 NOÉZIA MARIA SABINO
12/06 ALBINO VIANA ARRIPIA
17/06 ANA MARIA DA COSTA
18/06 BENILCE ABREU DOS SANTOS
18/06 DIRCE DUARTE MARIANO PAULINO
18/06 PAULO RENATO REIS

20/06 LUZIA MARIA RAMOS PEÇANHA
24/06 JOÃO AURÉLIO GUEDES MARTINS
25/06 TERESA LÚCIA M. Z. BITTENCOURT
26/06 ELISA CAVRARI DE ALMEIDA
26/06 TERESINHA DA SILVA PEZZINO
27/06 JOSÉ NORBERTO SIMÕES MORAES
27/06 IRIDAN RODRIGUES DA SILVA
29/06 LULCELENA SILVA
30/06 EDNA ROSA BROZACO



Benção de Santo Antônio:
Eis a cruz + do Senhor,


Fugi, inimigos todos!

Venceu o Leão de Judá,

a Raiz de Davi, Aleluia.

Que o Senhor Te abençoe.

Pai e Filho e Espírito Santo. Amém








MUITO OBRIGADO!!!
Que o Senhor te recompense!!!

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos